Arsenalistas estão na melhor fase da temporada. Dragões já só estão a dois pontos de distância e águias a quatro. Subida ainda pode ser maior no final da próxima jornada
Benfica (2-1), Estrela da Amadora (1-0), Boavista (3-0) e, mais recentemente, Moreirense (2-1). Foram estes os últimos resultados obtidos pelo SC Braga na Liga, o que significa que são já quatro vitórias consecutivas. É a melhor fase da época para os arsenalistas – já tinham estado o mesmo número de jogos a somar pontos de forma ininterrupta, mas com dois triunfos e dois empates, entre as jornadas 1 e 4, e, depois, entre as rondas 12 e 15.
Capitão passou a ser o jogador com mais partidas realizadas na história do clube (410), mas foi ele a dar a prenda. Golo inicial validado… seis minutos depois! Cónegos não aguentaram a pressão arsenalista
Significa isto que para encontrarmos o último desaire dos comandados de Carvalhal temos de recuar a 2024. A 29 de dezembro, os minhotos foram surpreendidos no seu reduto pelo Casa Pia (1-2). Daí para cá, ano novo… vida nova.
E este pecúlio dos bracarenses permitiu-lhes também uma aproximação ao pódio do campeonato. Por esta altura, o SC Braga está no 4.º lugar da tabela classificativa, mas a apenas 2 pontos do FC Porto e a 4 do Benfica. Sendo que os guerreiros têm exatamente o mesmo número de derrotas do que dragões e águias (4): neste capítulo, apenas o líder Sporting tem melhor registo (2).
Olhando aos últimos quatro jogos – na medida em que os arsenalistas os venceram todos -, constatamos que esta reaproximação aos lugares da frente teve como base um benefício… triplo: os 12 pontos somados pelo SC Braga, os 10 perdidos pelo FC Porto – dois empates e duas derrotas – e os 6 deixados pelo caminho pelo Benfica – duas vitórias e duas derrotas (uma das quais diante do… SC Braga). Foram, portanto, 10 os pontos recuperados aos azuis e brancos e 6 aos encarnados.
Deixando o passado e olhando ao futuro, os guerreiros do Minho até podem acabar a próxima jornada, precisamente, no pódio. Para isso, o SC Braga necessita de vencer o Gil Vicente e esperar que o FC Porto perca na receção ao Sporting. E até o empate no clássico dará para os bracarenses (caso ganhem aos gilistas, claro está) terminarem a ronda em igualdade com os portistas. Quem diria…