SC Braga e Santa Clara conhecem novos adversários europeus
O sorteio da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League realiza-se esta segunda-feira, a partir das 12 horas de Portugal Continental, em Nyon (Suíça), na sede da UEFA.
O SC Braga entra no sorteio à condição – tem de eliminar o Levski de Sófia, da Bulgária, na segunda pré-eliminatória – e, enquanto segunda equipa com melhor ranking das que poderão estar em prova na próxima fase (apenas atrás do Shakhtar), terá o estatuto de cabeça de série.
Dos sete possíveis adversários iniciais (ou pares de adversários, quando dependentes de jogos da segunda pré-eliminatória), agora são só quatro, depois da UEFA ter dividido o sorteio do caminho dos não campeões em dois grupos, para agilizar o processo. Podem então calhar aos guerreiros do Minho: o vencedor da eliminatória entre Lugano, da Suíça, e Cluj, da Roménia; o vencedor da eliminatória entre Celje, da Eslovénia, e AEK Larnaca, do Chipre; o Wolfsberger, da Áustria, que curiosamente o SC Braga já venceu esta pré-temporada, durante o estágio que efetuou naquele país; e o Fredrikstad, da Noruega.
Os bracarenses evitam assim todos os derrotados da segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League, incluindo, eventualmente, o Panathinaikos de Rui Vitória, que ficaram colocados no Grupo 2.
Também esta segunda-feira, mas a partir das 13 horas, realiza-se o sorteio da terceira pré-eliminatória da UEFA Conference League.
O Santa Clara, que terá de passar primeiro pelo Varazdin, da Croácia, foi colocado no grupo 3 do sorteio (com critérios geográficos, para evitar viagens demasiado longas), tendo como possíveis adversários: o vencedor da eliminatória entre Ballkani (Kosovo) e Floriana (Malta); o vencedor da eliminatória entre Vaduz (Liechtenstein) e Dungannon Swifts (Irlanda do Norte); o vencedor da eliminatória entre Larne (Irlanda do Norte) e Pristina (Kosovo); o vencedor da eliminatória entre Polissya (Ucrânia) e Santa Coloma (Andorra); e o vencedor da eliminatória entre Havnar Bóltfelag (Ilhas Faroé) e Brondby (Dinamarca).
Mas também o SC Braga entrará no sorteio, à condição, para a eventualidade de ser eliminado pelo Levski Sófia. Nesse caso, e como se trata do derrotado da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, é usado o ranking da equipa menos cotada – por isso, como a equipa búlgara não tem tido sucesso europeu, não tem estatuto de cabeça de série. Quem perder entre SC Braga e Levski Sófia poderá defrontar na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência: o derrotado da eliminatória entre Lugano (Suíça) e Celje (Eslovénia), também da Liga Europa; o vencedor da eliminatória entre Torpedo-Belaz (Bielorrússia) e Maccabi Haifa (Israel); o vencedor da eliminatória entre AEK Atenas (Grécia) e Hapoel Beer-Sheva (Israel); o vencedor da eliminatória entre ZTE (Hungria) e Hajduk Split (Croácia); e o vencedor da eliminatória entre Petrocub (Moldávia) e Sabah (Azerbaijão).
Os jogos da terceira pré-eliminatória tanto da UEFA Europa League como da UEFA Conference League estão previstos para 7 (primeira mão) e 14 (segunda mão) de agosto.