Rui Águas: «Taremi tem uma habilidade especial»
Rui Águas fala sobre os avançados do campeonato nacional. Foto: RUI RAIMUNDO/ASF

Rui Águas: «Taremi tem uma habilidade especial»

FUTEBOL22.10.202322:04

O Bola de Prata em 1990/91 falou sobre os avançados dos três grandes e sobre o início de época dos candidatos ao título

Rui Águas, célebre goleador português nas décadas de 80 e 90, foi o mais recente convidado do Final Cut. No podcast, o antigo jogador abordou vários temas, numa conversa descontraída onde fez algumas revelações curiosas.

Numa análise ao panorama atual de avançados, Rui Águas confessa que vê semelhanças entre o seu jogo e o de Gonçalo Ramos e Petar Musa: «Durante muito tempo não encontrei – em termos de características, não de capacidades nem de importância ou poder goleador – jogadores parecidos comigo, mas vejo semelhanças com estes dois». O histórico internacional português vê ainda um grande potencial em Henrique Araújo, que considera ser «um rapaz especial, com algo que outros não têm». Deixa, no entanto, a ressalva que «as circunstâncias às vezes atrasam ou adiantam as carreiras dos diferentes jogadores», aconselhando o jovem emprestado pelo Benfica a afirmar-se no clube onde milita, para «voltar ao clube numa posição pronto para assumir e não para esperar».

De resto, não tem problemas em assumir os avançados que mais lhe agradam. «Lewandowski, como toda a gente. Também aprecio o Musa, e acho que o Arthur Cabral ainda vai convencer, porque vem de um campeonato muito exigente, fez golos e está numa idade boa» diz. 

«As circunstâncias às vezes atrasam ou adiantam as carreiras dos diferentes jogadores. Henrique Araújo deve voltar ao clube numa posição pronto para assumir e não para esperar»

Sobre os atacantes dos clubes grandes, refere que gosta de Paulinho, jogador que considera ser «injustiçado, mas que está finalmente a ser valorizado». Para Rui Águas, o avançado do Sporting, «não sendo um jogador portentoso, de um talento incrível, é um jogador com muita utilidade, com características especiais, e muito difíceis de contrariar». Também Gyökeres lhe enche as medidas: «Estranha-se como se consegue trazer um jogador destes de Inglaterra para cá – talvez porque existem imensos jogadores de qualidade lá. O Gyokeres foi um achado, tem feito a diferença no Sporting»

Em relação aos avançados do FC Porto, considera Taremi «um jogador especialíssimo». «Tirando aquela habilidade… é um jogador muito talentoso, muito versátil, móvel, joga atrás, constrói, passa, remata, cabeceia… faz tudo». Deixa ainda uma palavra para Evanilson, jogador que conheceu muito jovem, quando ainda estava no Brasil: «Desde cedo deu para ver que é muito bom, e se conseguir regularizar a questão das lesões, pode ter uma carreira muito interessante.»

Mehdi Taremi, IMAGO

«Estranha-se como se consegue trazer um jogador destes de Inglaterra para cá – talvez porque existem imensos jogadores de qualidade lá. O Gyökeres foi um achado, tem feito a diferença no Sporting» 

Início de Época

Rui Águas recusa fazer vaticínios sobre o que esperar ao longo da temporada, uma vez que «as épocas são longas e descontínuas», mas considera que «os candidatos ao título são os mesmos de sempre, com o Braga a partir ligeiramente atrás». É da opinião que as exibições do Benfica estão aquém do que seria de esperar tendo em conta o investimento feito, deixando elogios ao Sporting: «Parece melhor muito por causa do novo ponta de lança e do médio escandinavo. O Sporting comprou pouco, mas comprou bem». Quanto ao FC Porto, vê em Taremi a figura principal da equipa e, embora seja da opinião de que a equipa não é tão boa como outras que o FC Porto teve recentemente, continua com «aquele espírito muito guerreiro típico das equipas nortenhas».

Destaques