Os bastidores do despedimento de Mourinho: palavras fortes e bate-boca
José Mourinho deixou a Roma (IMAGO / sportphoto24)

Os bastidores do despedimento de Mourinho: palavras fortes e bate-boca

INTERNACIONAL17.01.202412:01

Imprensa italiana revela como é que o treinador português soube do despedimento e como reagiu. Tiago Pinto segurou o 'Special One' em setembro, altura em que os donos da Roma já queriam ter despedido o técnico

José Mourinho foi despedido da Roma na terça-feira, sendo rendido pelo antigo futebolista Daniele De Rossi. Esta quarta-feira, o Corriere dello Sport revela como é que o treinador português soube do despedimento e ainda todos os detalhes que acabaram por resultar na saída do técnico.

Roma anuncia saída de José Mourinho

16 janeiro 2024, 08:31

Roma anuncia saída de José Mourinho

Treinador português, que estava nos italianos desde 2021/2022, não resiste à série de maus resultados. Deixa os 'giallorossi' com uma Liga Conferência conquistada

A Roma perdeu no domingo com o Milan, para a Serie A, juntando esse mau resultado ao empate diante da Atalanta e à eliminação da Taça aos pés da Lazio. O desaire diante do Milan foi a gota de água que levou Dan Friedkin a viajar dos Estados Unidos para a Europa já com uma ideia na cabeça: despedir José Mourinho e anunciar a notícia ao grupo de trabalho.

De acordo com o Corriere dello Sport, José Mourinho foi informado do despedimento pouco depois das oito horas locais, na presença de Dan e Ryan Friedkin, proprietários dos giallorossi, não tendo reagido bem. De acordo com a mesma fonte, o português disse algumas palavras fortes e mais desagradáveis em inglês. Seguiu-se uma espécie de 'bate-boca'. De um lado, Dan Friedkin apontou para alguns desequilíbrios na equipa. Já Mourinho lembrou uma série de promessas que não foram cumpridas. 

O conjunto italiano acabaria por lançar um comunicado pouco tempo depois a confirmar a saída de José Mourinho. Poucas horas depois foi anunciado o sucessor: Daniele De Rossi.

Ainda assim, o Corriere dello Sport refere que a relação entre Mourinho e os proprietários da Roma já estava por um fio desde a final da Liga Europa, em Budapeste, que a Roma perdeu frente ao Sevilha no desempate da marca das grandes penalidades.

A final, jogada a 31 de maio de 2023, ficou marcada por bastante polémica. José Mourinho confrontou o árbitro Anthony Taylor – viria a ser castigado –, e deixou uma mensagem aos proprietários da Roma: «Quero ficar, mas mereço mais.»

O Special One iniciou a temporada 2023/2024 nos romanos e, em agosto, novo recado à direção. Na que seria uma simples foto de família, o técnico português deixou espaço vazio ao seu lado, o que foi entendido como uma mensagem interna, uma vez que o avançado que Mourinho tem reclamado depois de ter perdido Tammy Abraham há meses por lesão ainda não tinha chegado.

A imprensa italiana fala numa «cansativa e longa» jornada rumo à despedida. Segundo a mesma fonte, os Friedkin já queriam ter despedido José Mourinho em setembro, após a derrota com o Génova. Foi Tiago Pinto, diretor geral, que também está de saída, a fazer com que os donos da Roma mudassem de ideias.

Tiago Pinto e José Mourinho (IMAGO / Insidefoto)
Tags: