Sporting: Geny Catamo na montra (e com ajuda da CAN)
A Taça das Nações Africanas (CAN) tirou Geny Catamo dos últimos cinco jogos do Sporting mas o extremo moçambicano está de volta e pronto para jogar. Pronto estava também para renovar contrato antes de partir para a prova continental, dossiê que no entanto ainda não está fechado nem deverá ficar durante a janela de transferências de janeiro, que centra atenções em Alvalade. Como no próximo verão, apurou A BOLA, o mercado centrará atenções no camisola 10 que por isso está na montra para que proposta na ordem dos €20 milhões o possa levar.
Na última janela de mercado de 2025, o extremo de 24 anos teve Fenerbahçe e Aston Villa interessados. As intenções turcas e inglesas não satisfizeram as pretensões sportinguistas mas sendo certo que os leões lhe reservam papel importante na luta pelo tricampeonato até final da época, também querem negociá-lo no verão. Tanto que a conclusão da renovação, até porque o atual contrato só termina em junho de 2028, perdeu carácter de urgência.
Novo vínculo por mais duas temporadas, ou seja, até 2030, está na calha, bem como aumento salarial e da cláusula de rescisão, dos atuais 60 milhões para 80 milhões de euros. Mas também na calha fica uma saída de verão, tendo os 20 milhões de euros como base negocial. Mercado inglês está muito atento mas não é a única grande liga europeia que é hipótese.
O internacional moçambicano, recorde-se, assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020, oriundo do Amora, depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo. Já leão, foi também cedido a V. Guimarães e Marítimo e na pré-temporada de 2023 convenceu o treinador, então Ruben Amorim, a ficar com ele no plantel. E convenceu também a administração a renovar-lhe contrato uma primeira vez, era dezembro de 2023.
Mais recentemente em julho, os verdes e brancos investiram 2,25 milhões de euros para passar a ter 90 por cento do passe do extremo — o Amora, porta de entrada do moçambicano em Portugal em 2019, reservava ainda 75 por cento dos direitos económicos, com o Black Bulls, de Moçambique, clube de formação do jogador, a deter nessa altura 85 por cento da percentagem do emblema da Margem Sul.
Depois de quatro jogos na CAN, com dois golos e uma assistência a contribuirem para a histórica qualificação de Moçambique para os quartos de final da prova, Catamo está de volta aos trabalhos do Sporting e valorizado. E o desempenho que teve em Marrocos também contribuiu para reavivar interesses e suscitar outros…
Porque esteve na CAN, o extremo falhou Santa Clara (3-2 na Taça de Portugal), V. Guimarães (4-1 na Liga), Rio Ave (4-0, Liga), Gil Vicente (1-1, Liga) e V. Guimarães (1-2 Taça da Liga). Já entra nas contas para o casa Pia — sexta-feira às 20h15 no Estádio José Alvalade.
Artigos Relacionados: