Ricardo Valente: conheça o novo nome na lista de Pinto da Costa às eleições do FC Porto
Ricardo Valente é vereador na autarquia portuense (FOTO: C.M. PORTO)

Ricardo Valente: conheça o novo nome na lista de Pinto da Costa às eleições do FC Porto

NACIONAL28.03.202419:08

Vereador na Câmara Municipal do Porto tem extenso currículo e é autor respeitado de livros nas áreas de gestão de riscos financeiros

Na entrega, esta quinta-feira, da sua candidatura, Pinto da Costa indicou Ricardo Valente para a presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar. Ricardo Valente é atualmente vereador da Câmara Municipal do Porto, responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo e Administrador da Sociedade Porto Vivo, SRU, EM.

Ricardo Valente exerceu a sua atividade profissional entre 1992 e 2016 na área de consultoria em gestão de risco, na área do mercado de capitais (onde foi diretor e administrador de sociedades corretoras), gestão de patrimónios  (foi CEO de uma das maiores gestoras independentes nacionais), área da banca de investimentos (como Administrador de um banco) e foi consultor de investimentos.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, é  Mestre em Finanças e tem um MBA em Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa. Com um extenso currículo, foi de setembro de 2020 a março de 2022, vice-presidente da Direção da Associação de Turismo do Porto e Norte, entre 2018 e 2020, presidente da Direção da Associação de Turismo do Porto e Norte, e de 2016 a 2017, presidente do Conselho de Administração da GO Porto – Gestão e Obras, EM, SA. É autor de livros nas áreas de gestão de riscos financeiros.

Na saída do museu do FC Porto, Pinto da Costa explicou as razões da escolha de Ricardo Valente: «Naturalmente que apresentei a minha lista, renovada, os meus presidentes. O doutor Ricardo Valente será o meu presidente do Conselho Fiscal, porque na parte financeira vai haver uma mudança total e por isso entendi que também o presidente do Conselho Fiscal devia estar dentro do espírito da renovação e não por incapacidade porque fez um grande trabalho. O doutor Jorge Carvalho Guimarães fez um grande trabalho. Mostrou sempre uma grande solidariedade. Ganhei um amigo, mas entendo que a renovar não era fazer só retoques. Renovei a parte financeira, será toda renovada.»

Neste vídeo Pinto da Costa fala sobre Ricardo Valente: