«Rafa não sai em janeiro», diz Schmidt
Roger Schmidt, treinador do Benfica, no jogo diante dos famalicenses (Foto: Miguel Nunes/ASF)

«Rafa não sai em janeiro», diz Schmidt

NACIONAL29.12.202322:06

Treinador do Benfica em conferência de imprensa após a vitória por 3-0 sobre o Famalicão

O treinador do Benfica assumiu que Rafa não vai sair do clube em janeiro. Confrontado com as palavras do avançado no final do jogo frente ao Famalicão, o alemão garantiu que esse cenário não está equacionado.

«Em janeiro não sai. Talvez saia no final da época, teremos de espertar, mas não é uma decisão cem por cento certa. Ele é um ser humano muito honesto e penso que essa opção que ele vai tomar… talvez ele saia, mas estou muito satisfeito por ele ter continuado, muita gente quis que ele saísse…», afirmou Roger Schmidt, em conferência de imprensa. 

E continuou sobre o tema: «Se ele sair, que saia como campeão e com títulos. Pode abrir um novo capítulo, mas ainda não é certo que saia no final da época, mas para já estamos focados nesta temporada.»

O técnico alemão também falou sobre Arthur Cabral

«Estou muito contente e aliviado por ele ter marcado o primeiro golo no nosso estádio. É uma pessoa muito boa, um bom jogador, o começo não foi o ideal e as expectativas do avançado do Benfica são sempre altas. Depois de termos perdido Gonçalo Ramos as expectativas são sempre muito altas e é sempre difícil para ele ter um desempenho de alto nível. Ele precisa de confiança para atuar a este nível e também precisa dos adeptos, precisa de celebrar. Ele marcou um golo muito importante em Salzburgo e hoje foi muito importante ter marcado.»

«Ele ainda está a meio caminho, tem muito potencial, mas está mais integrado com a equipa, é isso que queremos. Foi importante ele ter acabado o ano a marcar neste jogo», acrescentou Schmidt. 

Sobre a lesão de Aursnes e a saída esperada de João Victor, o técnico foi questionado sobre a necessidade de contratar um lateral-direito: «Aursnes não tem nada de especial. João Victor estava lesionado. Se ele sair vamos precisar de mais qualquer coisa mas vamos ver nas próximas semanas.»

A respeito da exibição de Tiago Gouveia

«Fez um bom jogo, de início teve momentos, é importante que ele use as duas qualidades como a velocidade e boa finalização. Ele ajudou a pressionar e apoiou o lateral-direito. Espero que nas próximas semanas possa jogar mais que nos últimos meses, mas hoje tivemos cinco jogadores da formação na equipa, confiamos neles, foi um bom exemplo. No momento certo podemos aumentar o estatuto de Tiago Gouveia. 

Quanto ao facto de o Benfica manter-se como a melhor defesa da prova: 

«É importante defender bem. Temos de ser muito bons nisso, embora seja necessário marcarmos mais golos com as oportunidades que criamos. Trubin está a crescer, hoje precisámos dele, mas o geral a defesa está estável. Estamos a desenvolver o nosso estilo de jogo, que ainda não é perfeito.»

A finalizar, uma mensagem para 2024: 

«No final do ano passado perdemos em Braga, neste ano ganhámos. A situação é boa, temos de trabalhar muito para conseguir conquistar troféus. Se os jogadores fizerem o seu melhor e se conseguirmos ficar juntos nos próximos meses próximos este pode ser um ano muito positivo para o Benfica. Espero que o ano seja assim, como acabámos este ano.»