«Quem faz sons de macaco tem de ficar em casa»
Maignan foi vítima de insultos racistas no jogo enter Milan e Udinese. Foto IMAGO/IPA Sport

«Quem faz sons de macaco tem de ficar em casa»

INTERNACIONAL20.01.202423:27

Palavras de Mike Maignan após ser vítima de insultos racistas no encontro entre Udinese e Milan

O Milan venceu a Udinese por 3-2, mas o dia não foi, para Maignan e para o futebol italiano, de felicidade.

Após ser vítima de insultos racistas por parte dos adeptos da Udinese, Maignan abandonou o terreno de jogo. Minutos depois, regressou e jogou até ao fim, mas, segundo disse depois, essa não era a sua vontade. «Não queria voltar, mas somos um grande clube e temos um grande grupo. Vieram todos ter comigo e depois entrámos em campo para vencer o jogo. A resposta certa foi conseguir os três pontos.»

Sobre o incidente, Maignan explicou: «Na primeira parte, quando fui buscar a bola atrás da baliza, ouvi barulhos de macaco e não disse nada. Depois, repetiram. Eu chamei o quarto árbitro e expliquei o que tinha acontecido. Assim, não se pode jogar. Não é a primeira vez, temos que dar uma mensagem importante. Um sinal», apelou, adicionando ainda que não queria falar com aqueles que não considera «adeptos de verdade»: «Neste momento, não gostaria de falar com fez isto, não ia adiantar nada. Para ajudar todos os jogadores que sofrem como eu, precisamos de um castigo. Eles são ignorantes, têm de ficar em casa. Adeptos de verdade vêm ao estádio para apoiar, isto não pode acontecer no futebol.»

Muitas têm sido as mensagens de apoio ao guardião francês. O Milan publicou um tweet, defendendo Maignan, a que o rival Inter respondeu, também com solidariedade ao jogador. «Não há espaço absolutamente nenhum no nosso jogo para racismo: estamos chocados. Estamos contigo Mike», pode ler-se na publicação dos rossoneri.

Também atletas têm apoiado Maignan, como foi o caso de Kylian Mbappé, astro francês e colega do guardião na seleção gaulesa. «Estás muito longe de estar sozinho, Mike Maignan. Estamos todos contigo. Ainda temos os mesmos problemas e ainda SEM solução. Já é suficiente! Não ao Racismo», diz a mensagem do avançado do PSG.

Quando o jogo foi interrompido, o Milan vencia por 1-0. A Udinese ainda deu a volta ao resultado, mas acabou por perder, com golo já nos descontos.