Portugal volta a perder um jogo oficial 7 anos depois
Hugo Neves segura a bola perante o adversário (FPF)

Portugal volta a perder um jogo oficial 7 anos depois

FUTSAL20.12.202315:43

Derrota frente à Geórgia (1-2); Seleção Nacional vai protestar o jogo por alegada irregularidade dos jogadores utilizados na equipa georgiana; resultado homologado pode ser 5-0 a favor da equipa das Quinas

Portugal encerrou esta quarta-feira a fase de qualificação para o Mundial-2024. O registo foi quase perfeito. O apuramento já estava assegurado há uns dias, pelo que sobravam poucos objetivos. Porém, a derrota contra a Geórgia por 1-2, no Tbilisi Sports Palace, em Tbilisi, fez com que a  equipa portuguesa não conseguisse alcançar mais uma meta nesta Ronda de Elite: o pleno de vitórias. Foram 5 em 6 para esta nova era da Seleção Nacional.

Na antevisão da partida, Jorge Braz, selecionador nacional, afirmou que não iria existir espaços para facilitismos e cumpriu a palavra, apresentando o habitual cinco inicial. Sem nada a perder e já afastada do Mundial, a Geórgia revelou ambição no seu jogo e teve a primeira grande ocasião de golo por Chimakadze, que rematou para uma grande intervenção de Edu. A equipa portuguesa respondeu prontamente, através de dois remates aos postes da baliza de Bukia por Pany Varela e Diogo Santos, respetivamente. O jogo estava aberto e os dois guarda-redes eram as maiores figuras nesta fase do encontro. 


Os georgianos apostaram num bloco defensivo baixo, dando a iniciativa de jogo aos portugueses, que colecionavam várias ocasiões de golo, mas a eficácia não era a melhor. O nulo manteve-se até ao intervalo.

Na etapa complementar, finalmente o golo nacional apareceu. Aos 21 minutos, Pany Varela cobrou um canto para a finalização em força e colocada de Hugo Neves. Portugal tirou o pé do acelerador e foi surpreendido, pouco tempo depois, com o golo do empate, através de Chimba, após uma excelente combinação com Chimakadze. Jorge Braz não gostou e pediu à equipa mais velocidade na circulação da bola.  A equipa portuguesa respondeu aos pedidos do técnico, mas a surpresa aconteceu aos 38 minutos com o golo de Ghavtadze.

Em campo, Portugal perdeu, mais de sete anos e dois meses depois, mas pode adquirir a vitória via administrativa. Recorde-se que a FPF denunciou, recentemente, as irregularidades dos jogadores georgianos naturalizados sem possuírem os requistos obrigatórios. A UEFA castigou a Arménia e a Geórgia por este facto com derrotas administrativas por 0-5.

Portugal vai defender o título mundial no próximo ano no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.