Atualização: só dois clubes da Liga não emitiram nota de pesar por Pinto da Costa

NACIONAL16.02.202518:10

Benfica e Sporting não colocaram qualquer reação nos seus meios oficiais. Treinadores falaram depois dos jogos de sábado

A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa teve natural impacto no futebol português, com 15 clubes da Liga a emitirem notas de pesar e condolências à família, aos amigos e ao FC Porto.

Benfica e Sporting não colocaram qualquer reação nos seus meios oficiais, mas os respetivos treinadores abordaram o assunto nas conferências de imprensa após os jogos de sábado à noite.

«Os meus sentimentos. Foram muitos anos no futebol, com muitos títulos», referiu Bruno Lage, após o Santa Clara-Benfica.

«É lamentar e dar as condolências à família de Pinto da Costa. Infelizmente, a vida é isto mesmo», disse também Rui Borges, no fim do Sporting-Arouca.

Por altura da publicação original deste artigo, o Arouca também ainda não tinha divulgado qualquer reação institucional. Apenas o treinador, Vasco Seabra, tinha abordado o tema após o empate com o Sporting.

Já na tarde deste domingo, porém, o Arouca reagiu oficialmente.

Os restantes clubes que atuam na Liga deixaram as seguintes mensagens:

«A Santa Clara Açores – Futebol, SAD apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa e ao FC Porto pela despedida de uma figura ímpar no futebol português. Pinto da Costa marcou uma era. Descanse em paz», pode ler-se em nota publicada no site do Santa Clara.

«A Estoril Praia - Futebol, SAD e o Grupo Desportivo Estoril Praia manifestam o seu pesar pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, figura incontornável do futebol português e do Futebol Clube do Porto. À família enlutada, amigos e ao universo do Futebol Clube do Porto, a Estoril Praia - Futebol, SAD e o Grupo Desportivo Estoril Praia endereçam os seus sentimentos», pode ler-se em nota publicada no site do Estoril.

«O Vitória Sport Clube lamenta profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa este sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. Histórica figura do futebol português e mundial, foi presidente do Futebol Clube do Porto de 1982 a 2024, dirigindo o destino do clube portista durante 42 anos, e presidente da Liga Portugal entre 1995 e 1996. À família e amigos, assim como a todo o universo portista, o Vitória Sport Clube endereça sentidos pêsames e presta solidariedade neste momento de profunda tristeza», pode ler-se em nota publicada no site do Vitória de Guimarães.

«O CD Nacional lamenta profundamente o falecimento de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto durante 42 anos. Figura ímpar do futebol português, Pinto da Costa liderou o FC Porto ao longo de 15 mandatos consecutivos, somando um palmarés excepcional a nível nacional e internacional. Dedicou a sua vida ao FC Porto e deixa o desporto português claramente mais pobre. Ao FC Porto, à família e amigos, o CD Nacional endereça sentidas condolências neste momento de luto», pode ler-se na nota publicada no site do Nacional.

«O Gil Vicente FC lamenta profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente e atual presidente honorário do FC Porto, clube que liderou por 42 anos, tornando-se figura incontornável do futebol português e mundial. Além do seu extenso currículo dedicado ao associativismo desportivo, foi ainda presidente da Liga Portugal. Neste momento de perda, o Gil Vicente FC associa-se ao pesar de familiares e amigos, assim como ao FC Porto», pode ler-se em nota publicada no site do Gil Vicente.

Outras reações, nacionais e internacionais, para ver AQUI.

ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE ÀS 13H55