Peseiro perde mais uma final!
Costa do Marfim é campeã de África (foto Facebook/FIF)

CAN Peseiro perde mais uma final!

INTERNACIONAL11.02.202422:00

Costa do Marfim, de Diomande, é campeã de África pela terceira vez, após bater a Nigéria, por 2-1, na final do CAN

Acabou! A Costa do Marfim é campeã de África

Acabou! A Costa do Marfim, do sportinguista Ousmande Diomande, é campeã de África; José Peseiro volta a cair no derradeiro instante e soma mais uma final perdida na carreira. A sua Nigéria, com o portista Zaidu no onze, até esteve em vantagem no explosivo Olímpico de Abidjan, por conta do golo de Ekong (38’), mas, na segunda parte, os remates certeiros e cheios de alma de Franck Kessie (62’) e de Sebástian Haller (81’) ditaram a vitória dos Elefantes.

José Peseiro, selecionador da Nigéria (foto Imago)

Peseiro sonhou, mas o sonho não se cumpriu… Outra vez. Como aconteceu em 2005, na final da Taça UEFA (hoje Liga Europa) de má memória em Alvalade, onde o Sporting perdeu o troféu europeu para o CSKA Mosocovo; ou como sucedeu em 2010, quando era selecionador da Arábia Saudita e saiu derrotado da final da Taça do Golfo perante o Kuwait; ou ainda como aconteceu em 2016, quando, no comando do FC Porto, perdeu a final da Taça de Portugal para o SC Braga.

Aconteceu de novo e, no currículo, o treinador ribatejano mantém assim uma única conquista, a Taça da Liga que venceu em 2013, quando, no comando do SC Braga, bateu o FC Porto na final, por 1-0. 

Mas também a própria Nigéria padece deste síndrome do pé frio… As Super Águias fizeram um Campeoanto Africano de Nações notável, mas quebraram numa final dominada pela Costa do Marfim, vencedora com muito mérito e que, recorde-se, esteve praticamente eliminada na fase de grupos deste CAN – saiu então o selecionador Jean-Louis Gasset; Emerse Faé assumiu o navio que parecia afundar-se e… ganhou!

Para os nigerianos esta é a quinta final de CAN perdida em toda a história do país mais populoso de África (cerca de 220 milhões de habitantes, qualquer coisa como 15 por cento da população de todo o continente), depois das derrotas em 1984, 1988, 1990 e 2000. Mantêm, assim, apenas três títulos (1980, 1994 e 2013), os mesmo que agora moram no museu da Costa do Marfim.

Apito final em Abidjan! Costa do Marfim campeã

A Costa do Marfim conquista o seu terceiro título africano, após bater a Nigéria por 2-1 na final em casa.

Haller venceu o cancro e voltou para marcar o golo que deu a vitória no CAN à Costa do Marfim (Facebook/FIF)

90' Em desespero, a Nigéria, de Peseiro, tenta tudo no ataque, mas o muro costa-marfinense trava todas as intenções das Super Águias.

81' GOLO DA COSTA DO MARFIM! 2-1! Sebastián Haller estica a perna e desvia a bola, cruzada por Adingra, para dentro da baliza! Está na frente a equipa da casa, loucura total no Olímpico de Abidjan

75' Haller surge com grande perigo e cabeceia! A bola, porém, sai ao lado...

O golo parece ter tido o condão de... adormecer o jogo. As equipas aparentam receios que nunca demonstraram na primeira hora. Aproxima-se a hora da decisão e ninguém arrisca com medo de errar...

62' GOLO DA COSTA DO MARFIM! 1-1! Marcou Franck Kessie. Está reposta a igualdade em Abidjan. Emoções ao rubro nas bancadas. Ao 15.º remate, os Elefantes conseguem marcar. Zaidu chegou tarde à marcação e permitiu o cabeceamento de Kessie

60' Kessie cabeceia em boa posição, mas a bola sai fraca e vai à figura de Nwabili, que até sorri...

58' E de novo a Costa do Marfim! Seri tenta de longe, mas o remate sai torto. Foi o 12.º remate dos Elefantes.

49' E os sinais de perigo continuam a chegar da Costa do Marfim. Max Gradel dispara, mas a bola é travada por Blassey, primeiro, e depois por Nwabili. 

46' Começou a segunda parte da final!

Intervalo no Nigéria-Costa do Marfim (1-0)

Apesar do maior domínio de jogo (e da criação de mais oportunidades) por parte da Costa do Marfim, o golo de Troost-Ekongo, de cabeça na sequência de canto, aos 38' (naquele que foi o único remate enquadrado dos nigerianos), leva a Nigéria em vantagem (1-0) para intervalo.

38' GOLO DA NIGÉRIA! 1-0! Na sequência de canto, Troost-Ekong sobe mais alto do que todos e cabeceia para o fundo das redes. Está em vantagem José Peseiro na final do CAN!

37' Responde a Nigéria, por Zaidu, com remate forte mas desviado. Vai ser canto...

34' Que oportunidade para a Costa do Marfim! Adingra dispara, o gigante Nwabili faz uma enorme defesa!

31' O árbitro pausa o jogo para hidratação dos jogadores. Está muito calor na noite de Abidjan

28' AMARELO PARA JOSÉ PESEIRO! O técnico português ficou furioso após falta assinalada contra a Nigéria, descarregou na quarta árbitra e não escapou ao cartão, mostrado pelo jovem árbitro de 32 anos, da Mauritânia

26' Ambiente escaldante. Osimhen e Ndicka quase chegam a vias de facto após entrada mais dura do costa-marfinense sobre o atacante nigeriano

21' Que perigo, na sequência do canto! Max Gradel, de bicicleta, atira à malha lateral!

20' Alívio de cabeça de Zaidu sai torto e quase resulta em perigo para a Costa do Marfim... Para já, é canto contra a Nigéria.

A rivalidade está ao rubro entre jogadores. Não há lance dividido que não resulte em pequena (ou grande) discussão entre os envolvidos. Está a ferver a final do CAN!

15' Primeiro quarto de hora de domínio total da Costa do Marfim. José Peseiro vai pedindo calma aos jogadores da Nigéria e aplaude a segurança defensiva que estão a demonstrar. 

8' Carregam os Elefantes costa-marfinenses! Adingra tenta de longe, mas o remate sai um pouco por cima

6' Primeiro lance de grande perigo é da Costa do Marfim, mas Haller chegou ligeiramente atrasado ao cruzamento ao segundo poste

Mencionámos há pouco a presença do central do Sporting, Ousmane Diomande, no banco da Costa do Marfim; referimos agora que o lateral do FC Porto, Zaidu, está no onze da Nigéria. A Liga portuguesa terá um campeão africano muito em breve... 

1' Começou a final do CAN-2023!

Está sorridente José Peseiro a segundos do arranque de mais uma grande final na sua vida de treinador.

Terminou entretanto a cerimónia de encerramento do Campeoanto Africano de Nações. As equipas vão alinhar-se no relvado para os hinos nacionais. 

Frente a frente estarão dois grandes goleadores! Osimhen, pela Nigéria, e Haller, pela Costa do Marfim!

Confira os onzes oficiais de Nigéria e Costa do Marfim:

Tudo pronto para o início da final do CAN-2023 em Abidjan, capital da Costa do Marfim.

O palco da final em Abidjan (foto X/SuperEagles)

José Mourinho já expressou o seu desejo para esta final...

Boa noite! Acompanhe aqui em direto, a partir das 20 horas, as principais incidências da final do CAN-2023, entre a Nigéria, de José Peseiro, e a Costa do Marfim, do defesa leonino Diomande. O treinador ribatejano pode tornar-se no primeiro português a conquistar o título de campeão de África e no terceiro a subir a um trono continental no comando de seleções, depois de Nelo Vingada, rei da Ásia em 1996 com a Arábia Saudita, e de Fernando Santos, inesquecível vencedor com Portugal do Euro-2016.