Pedro Ribeiro deixa o Estoril ao fim de duas épocas como parte integrante da equipa de scouting (Foto: Estoril Praia SAD)

Pedro Ribeiro deixa Estoril e scouting sofrerá remodelação

Scout cessa ligação à Amoreira, dando seguimento a uma reestruturação nos canarinhos; era parte de trio de análise e observação com poderes reforçados sob a liderança de Ignacio Beristain

Num período de mercado preenchido, no qual o Estoril aguarda para definir entradas para a sua equipa principal – apenas Nodar Lomitadze, Pizzi e Khayon Edwards foram garantidos para a presente temporada – os canarinhos vão registando saídas… e na sua estrutura, nomeadamente no seu scouting: Pedro Ribeiro é a mais recente baixa.

O scout – também com passado de treinador, coordenador e diretor desportivo -, de 35 anos, deixa a Amoreira depois de também o seu colega Bruno Rodrigues ter saído e, entretanto, reforçado a equipa de observação do Arouca. De resto, do trio que compunha o scouting dos canarinhos, apenas Hugo Pina se mantém em funções e, segundo apurou o nosso jornal, também pode deixar o clube nos próximos dias, o que obrigará a uma remodelação total neste departamento.

O Estoril registou uma mudança estrutural, justificada pela mudança dos profissionais que compõem a sua estrutura, recordando-se que, sob a liderança de Ignacio Beristain e após a partida de Pedro Alves, que desempenhava as funções de diretor desportivo, o espanhol dispensou a sua substituição direta, partilhando esse papel com o trio de scouts com o qual trabalhava de forma direta.

Em função das alterações efetuadas pelo grupo proprietário da SAD, Beristain deixou a liderança da sociedade e, antes, Helena Costa assumiu o cargo de diretora desportiva, alterando assim a hierarquia e o organigrama do futebol estorilista, que contará com uma diferente equipa de análise e observação a partir das próximas semanas.

Pedro Ribeiro termina uma passagem de duas épocas na Amoreira, onde chegou após uma experiência no Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, e encontra-se agora no mercado, tendo já sido alvo de abordagens de emblemas de Liga, Liga 2 e estrangeiro para as funções de chief scout e de diretor desportivo, encontrando-se a analisar cada uma delas antes de definir o seu futuro próximo.

A mensagem de despedida de Pedro Ribeiro:
ꜱᴏɴʜáᴍᴏꜱ ᴊᴜɴᴛᴏꜱ e cʀᴇꜱᴄᴇᴍᴏꜱ ʟᴀᴅᴏ ᴀ ʟᴀᴅᴏ 🟡🔵 Chega ao fim um ciclo que me deixa profundamente realizado, com os objetivos superados e marcos históricos alcançados para o nosso @estorilpraiasad. Um agradecimento especial ao @hugopina_48 ao @bruno_fariarodrigues pelas longas horas, pelo companheirismo e por termos sabido fazer do trabalho de grupo a nossa maior força; ao Presidente Ignacio Beristain, pela confiança, por acreditar na equipa e por garantir sempre as melhores condições para um trabalho de excelência. Esta foi uma caminhada feliz, onde cada sorriso, cada abraço nas vitórias e cada reerguer após as derrotas nos uniram como verdadeira família. Foi um capítulo muito especial, onde vida pessoal e a carreira se entrelaçaram. Aos treinadores e jogadores, o meu agradecimento por toda a entrega, crescimento e compromisso. Acelerámos talento, impulsionámos rendimento e gerámos valor – dentro e fora de campo. Como esquecer? A histórica presença na Final Four da Taça da Liga, com eliminações memoráveis frente ao FC Porto e SL Benfica, e uma final decidida no último penálti. ✅️ A "dobradinha" nos Sub-23, com a conquista do Campeonato e da Taça. ✅️ A 3.ª melhor pontuação da história do Estoril Praia na Primeira Liga: 8.º lugar com 46 pontos. ✅️ 𝔽𝕠𝕣𝕒𝕞 𝟟𝟜𝟟 𝕕𝕚𝕒𝕤 𝕞á𝕘𝕚𝕔𝕠𝕤 ⚡ 𝕆𝕓𝕣𝕚𝕘𝕒𝕕𝕠, 𝔼𝕤𝕥𝕠𝕣𝕚𝕝 ℙ𝕣𝕒𝕚𝕒. 💛💙