«Temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve»
O primeiro-ministro Luís Montenegro revelou que o Governo está a ultimar a candidatura de Portugal a acolher um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2027. O líder do executivo fez o anúncio ontem durante um discurso na Festa do Pontal, na tradicional reentré política do PSD após as férias de verão. «Estou em condições de vos dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027», afirmou Luís Montenegro no Algarve, referindo-se ao acolhimento de uma etapa do Mundial daquela categoria do desporto automóvel no Circuito Internacional do Algarve, em Portimão.
«Uma das circunstâncias que mais contribui para a promoção desta região são os grandes eventos. Assegurámos a realização do MotoGP, a prova mãe do motociclismo a nível mundial para 2025 e 2026. E estou em condições de vos dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve no próximo ano, em 2027. Estes eventos implicam algum esforço financeiro por parte do governo, mas têm um retorno quer financeiro direto, quer indireto de promoção que valem, sinceramente, a pena», afirmou Montenegro no comício laranja, na Quarteira.
A última vez que o Grande Prémio de Portugal integrou o calendário da Fórmula 1 foi em 2021, beneficiando das restrições então impostas por outros países devido à pandemia de covid-19, incluindo a proibição, nalguns Estados, de serem anfitriões de eventos desportivos e outros.
O processo de candidatura para o acolhimento de um GP de F1 envolve diversas etapas e requisitos, desde logo a apresentação de uma proposta detalhada à FIA e à empresa gestora da Fórmula 1 (Liberty Media) que inclui o local e a infraestrutura (circuito) e os critérios organizativos e de sustentabilidade financeira do evento. Será sempre neste último que residirá a principal obstáculo às intenções do Governo, uma vez que não se resume ao investimento, mas também aos interesses comerciais e económicos que a Fórmula 1 e os patrocinadores que a sustentam reconhecem ao país anfitrião.