Ala de 35 anos aponta baterias aos jogos contra Andorra e Países Baixos; pode chegar às 105 internacionalizações por Portugal, mas coloca «o coletivo sempre acima do individual»
O arranque da fase de qualificação para o Euro 2026, que colocará Portugal perante Andorra, esta sexta-feira, e os Países Baixos, na quarta-feira, reserva ao mesmo tempo várias marcas individuais de destaque: se participar nos dois encontros, João Matos tornar-se-á o jogador mais internacional de sempre por Portugal, com 202 internacionalizações. A uma escala inferior mas igualmente respeitável, Pany Varela pode chegar às 105 participações.
«Queremos ganhar. Após esses seis pontos, podes questionar-me sobre as 105 internacionalizações, golos, etc. Até lá…seis pontos, o coletivo sempre acima do individual porque sem coletivo o individual não vai aparecer nunca e as marcas individuais não vão ter tanto relevo. Por isso, são seis pontos – ganhar em Andorra, voltar para Portugal, descansar e preparar os Países Baixos. Os pontos coletivos, não os individuais», assinalou o ala de 35 anos.
Equipa nacional cumpriu o primeiro treino oficial no novo pavilhão, recentemente inaugurado na Cidade do Futebol; Afonso Jesus agradeceu pelas condições proporcionadas e assumiu responsabilidade para jogos contra Andorra e Países Baixos
«Sabemos que o próximo é sempre o mais importante, que com o que já passou pouco ou nada poderemos fazer além de analisar e, durante os treinos e no dia-a-dia, corrigir», considerou Pany, que não pensa em estabelecer marcas nem se considera acima dos demais em termos de importância por se encontrar no lote dos elementos mais experientes e salienta a importância da entrada de diversidade no grupo.
«Não sei se sou referência (risos)…o vir gente nova, ou diferente, não importa se é novo ou com mais idade, é sinal de que existe muita qualidade no nosso futsal. É natural a saída e a entrada de jogadores», comenta o jogador do Al Nassr, satisfeito com o nível da equipa nacional, que na manhã desta terça-feira voltou a realizar uma sessão de treino na Arena Portugal e já contando com Hugo Neves.