PAN aplaude iniciativas da FPF de combate a desigualdade de género e assédio sexual
As comitivas de Federação Portuguesa de Futebol e PAN, lideradas pelos seus responsáveis máximos, Fernando Gomes e Inês de Sousa Real, ambos ao centro. Foto: Federação Portuguesa de Futebol.

PAN aplaude iniciativas da FPF de combate a desigualdade de género e assédio sexual

NACIONAL06.12.202317:31

Cidade do Futebol foi sede de um encontro, que consistiu em visita guiada, almoço e reunião entre os dois órgãos, num trabalho conjunto de combate à erradicação destes dois comportamentos

Teve lugar ao início desta tarde na Cidade do Futebol, em Oeiras, um encontro oficial entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o partido Pessoas Animais Natureza (PAN), que resultou numa visita oficial de uma comitiva ligada ao PAN e liderada por Inês de Sousa Real, porta-voz desse partido político e deputada na Assembleia da República, que foi recebida pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol e mais particularmente pelo seu presidente, Fernando Gomes.

O encontro entre as duas instituições consistiu num almoço entre as duas partes, seguido de visita guiada e reunião subordinada aos temas da desigualdade de género e assédio sexual, cujo combate aproximou FPF e PAN numa primeira anterior reunião, que antecedeu um convite da organização responsável pelo futebol em Portugal a que este encontro tivesse lugar, que o PAN aproveitou para auscultar todas as medidas e iniciativas já aplicadas pela FPF para aferir a sua utilidade e viabilidade prática a nível legislativo.

À chegada à Cidade do Futebol, Inês de Sousa Real, atualmente a única deputada eleita pelo PAN na atual legislatura na Assembleia da República, explicou a A BOLA a sua presença na reunião e as origens da mesma. A líder do PAN teceu sinceros elogios a várias das iniciativas levadas a cabo pela FPF, destacando particularmente as plataformas de denúncia Futebol para Tod@s e Plataforma de Denúncia da Integridade, assim como a campanha O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia, direcionada para o assédio sexual.

As comitivas da Federação Portuguesa de Futebol e o PAN, lideradas pelos seus responsáveis máximos, Fernando Gomes e Inês de Sousa Real, ambos ao centro. Foto: Federação Portuguesa de Futebol.

«Estamos também em contacto também com outras federações e áreas no desporto, porque há também outras, como no andebol, em que já estão a ser fomentados estes mecanismos. Vamos reunir com outros setores no desporto, porque tem havido um grande interesse em replicar estas boas práticas e garantir que o desporto é um espaço seguro para todos os atletas, independentemente da sua identidade de género. O PAN vem, efetivamente, ouvir e estar em proximidade», explicou a deputada eleita.

Inês de Sousa Real considerou a FPF - e as suas práticas - um exemplo a seguir para outras organizações desportivas para erradicar dois flagelos da sociedade atual, encontrando pontos em comum com outras iniciativas promovidas pelo próprio partido que lidera. «Têm sido boas práticas, que para nós é importante replicar nas diferentes áreas do desporto e o PAN tem uma iniciativa virada precisamente para a criação de canais de assédio e a criminalização do assédio sexual», insistiu, aproximando as iniciativas promovidas por ambos os órgãos.

A representante do PAN no parlamento português enalteceu, por fim, o contributo da FPF para a concretização de sonhos para raparigas e mulheres que ambicionam o profissionalismo na prática desportiva e ainda o seu hábito positivo de colocação de mulheres em cargos diretivos e de chefia. «Achamos que é um passo e um exemplo importante. O futebol tem o potencial de chegar a milhões dos nossos concidadãos, portugueses e portuguesas, e tendo em conta o exemplo que tem sido dado, estas portas e sinergias são importantes», concluiu, satisfeita.