Palmeiras desvia lateral titular do vizinho e rival São Paulo
Caio Paulista. Foto: IMAGO

Palmeiras desvia lateral titular do vizinho e rival São Paulo

INTERNACIONAL25.12.202318:10

Caio Paulista, dado como certo no Tricolor mais um ano, «pula a cerca» e vai ser treinado por Abel em 2024. Palmeiras agressivo no mercado. Flamengo e Atlético também

Depois de um 2023 em que mais viu jogadores saírem do que entrarem, o Palmeiras está agressivo no mercado em 2024. Nas próximas horas deve anunciar Caio Paulista, a contratação até agora mais comentada no defeso do Brasil porque o lateral esquerdo é titular do rival São Paulo, que já tinha dado como garantida a sua continuidade. 

Cedido pelo Fluminense ao Tricolor, o jogador de 25 anos foi essencial na conquista da Copa do Brasil pelo São Paulo. Logo após a segunda mão da final da prova, em pleno relvado, o diretor de futebol do clube Carlos Belmonte disse aos microfones das televisões «está contratado». E o próprio Caio prometeu «ficar muitos anos no São Paulo».

Por isso o jogador está a ser acusado pela torcida são-paulina de «pular a cerca», isto é, de trair o clube – a expressão ganha contornos literais porque as academias de São Paulo e Palmeiras são parede com parede no bairro da Barra Funda, na maior cidade do Brasil. Já os adeptos alviverdes, felizes pelo drible no rival, vão receber Caio Paulista de braços abertos.

A chegada de um lateral-esquerdo, entretanto, pode significar que o uruguaio Piquerez, titular na posição, pode estar de saída. Com muitas propostas da Europa no mercado de verão, o Palmeiras resistiu a negociá-lo mas pode agora acabar por ceder e utilizar a verba encaixada para pagar os 3,5 milhões de euros necessários para garantir Caio Paulista.

Além disso, o Verdão já contratou Aníbal Moreno, médio defensivo ex-Racing, da Argentina, e Bruno Rodrigues, avançado ex-Cruzeiro, que passou pelo futebol português. Na agenda estão ainda Caio Alexandre, outro médio defensivo, do Fortaleza, e Cauly, médio criativo e principal destaque do Bahia.         

No entanto, o campeão brasileiro tem debaixo de olho dois craques a atuar na Europa para substituir Endrick, de saída a meio do ano: o ex-benfiquista Carlos Vinícius, do Fulham, e Kaio Jorge, cedido ao Frosinone pela Juventus. Uma lista ambiciosa para satisfazer Abel Ferreira que, no ano que agora termina, venceu três provas mesmo sem contratações de vulto.

Flamengo e Atlético Mineiro, os dois clubes que, a par do Palmeiras, têm dominado o futebol brasileiro nos relvados e nos mercados, também se reforçam: os cariocas anunciaram o uruguaio De La Cruz, ex-River Plate, como «presente de natal» e os belo-horizontinos vão assinar com Gustavo Scarpa, do Olympiacos, principal figura do Palmeiras campeão de 2022.

CUIABÁ E BRAGANTINO DISCRETOS

As outras equipas da Série A treinadas por portugueses estão, pelo contrário, defensivas no mercado. No Bragantino, onde Pedro Caixinha renovou até 2025, a ordem é manter Léo Ortiz, ou, se for impossível a sua continuidade, cedê-lo pelo melhor preço possível ao interessadíssimo Fla. No Cuiabá, onde António Oliveira também renovou, Raniele, pilar do meio-campo, rumou ao Corinthians.

O Dourado contratou duas promessas de 20 anos da Série B, o central Gabriel, ex-Londrina, e o atacante Eliel, ex-Ponte Preta, e busca Jaílson, ex-Palmeiras, e Madruga, jogador do Botafogo de Ribeirão Preto que disputa o prémio Puskas (com o leão Nuno Santos). No Red Bull, Natan, lateral do São Paulo, e Praxedes, médio ex-Vasco, estão a caminho.