Os árbitros também recorrem ao telemóvel na Serie A
Árbitra Maria Sole Ferrieri Caputi, no jogo entre Frosinone e Monza. Foto: IMAGO/IPA Sport

Os árbitros também recorrem ao telemóvel na Serie A

INTERNACIONAL07.01.202416:48

Jogo entre Frosinone e Monza teve de ser interrompido para confirmação de um golo no final da primeira parte

No jogo entre Frosinone e Monza este sábado, para a 19.ª jornada da Serie A, a equipa da árbitra Maria Caputi viu-se forçada a utilizar o telemóvel para recorrer ao VAR, no final da primeira parte.

O jogo foi interrompido inesperadamente por breves instantes, na altura por razões não reveladas, tendo sido recomeçado após alguns minutos. Apenas mais tarde se soube que a interrupção se deveu a problemas com o VAR, depois de o Monza ter marcado um golo (o segundo da equipa, com assistência do português Dany Mota). 

Em causa estiveram falhas na sala do VAR, que inicialmente impediram a revisão da repetição em câmara lenta. Além das falhas na sala, os árbitros em campo não conseguiam estabelecer comunicação com os seus colegas do vídeo-árbitro, o que levou um membro da equipa do VAR a contactar o quarto árbitro para confirmar o golo, seguindo os regulamentos.

Equipa de arbitragem e capitães do Frosinone e Monza. Foto: IMAGO/Action Plus

Os problemas técnicos mantiveram-se na segunda parte, tendo sido, eventualmente, declarado que o jogo estava a decorrer sem VAR. No entanto, o problema acabou por ser resolvido e a segunda parte decorreu com normalidade.

Recorde-se que, em setembro, um episódio semelhante aconteceu no Estádio do Dragão, no jogo entre FC Porto e Arouca. Na altura, Miguel Nogueira, o árbitro do encontro, anulou um penálti ao FC Porto após indicação por telemóvel do VAR, uma vez que, devido a problemas técnicos, o juiz não pôde confirmar o lance no televisor no relvado.