Oito meses de prisão para Youcef Atal por incitamento ao ódio
Internacional argelino vê tribunal de recurso confirmar sentença, com pena suspensa
O internacional argelino Youcef Atal foi esta quarta-feira condenado a oito meses de prisão, com pena suspensa, por «incitamento ao ódio por motivos religiosos». A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Recurso de Aix-en-Provence, segundo a RMC Sport.
Na origem da punição, à qual acresce o pagamento de uma multa de 45 mil euros, além de as custas judiciais de 15 mil euros às partes civis (Liga de Futebol Profissional francesa, Liga internacional contra o racismo e antissemitismo Côte d'Azur e Crif Sud-Est), esteve a partilha de um vídeo de um pregador palestiniano em Gaza.
O caso foi registado a 12 de outubro de 2023, quando o atual defesa dos cataris do Al Saad jogava em França, pelo Nice. Partilhou um vídeo de 35 segundos, no qual Mahmoud Al Hasanat falava do destino das crianças de Gaza sob a ameça de bombas e apelava a «um dia negro para os judeus».
Embora Youcerf Atal tenha apagado a publicação e apresentado um pedido de desculpas, o caso seguiu para julgamento. O jogador foi condenado a oito meses de prisão, com pena suspensa, recorreu da decisão, no entanto viu agora o tribunal de recurso optar pela mesma sentença.
Sugestão de vídeo: