17 maio 2025, 18:26
Bem-vindos ao reino dos sonhos! Crystal Palace vence Taça de Inglaterra
Dean Henderson segurou sozinho a avalanche ofensiva do Manchester City, mas contou com a preciosa ajuda de Eze para selar a conquista do troféu
Avançado norueguês já participou em oito finais com os 'citizens', mas não marcou um único golo nem assistiu
Erling Haaland é uma máquina de fazer golos. Apesar da má temporada do Manchester City e de ter falhado alguns jogos devido a lesão, mesmo assim o norueguês marcou por 30 vezes em 42 jogos esta temporada. Números ligeiramente inferiores aos da anterior - 38 tentos em 45 partidas - e piores do que a sua época de estreia - 52 golos em 53 jogos -, mas mesmo assim positivos.
O atacante regressou recentemente de lesão em maio e foi logo lançado para a titularidade diante do Southampton (0-0) na Premier League, e também na final da Taça de Inglaterra frente ao Crystal Palace (0-1), mas não voltou aos golos. O primeiro resultado prejudicou as contas para garantir o acesso à Champions League, que ainda é bastante possível, e o segundo tirou o segundo troféu da temporada aos citizens (Supertaça inglesa).
17 maio 2025, 18:26
Dean Henderson segurou sozinho a avalanche ofensiva do Manchester City, mas contou com a preciosa ajuda de Eze para selar a conquista do troféu
Após esse último jogo, verificou-se um padrão de Erling Haaland em finais pelo Man. City... ainda não marcou em nenhuma das oito, nem assistiu. Neste sábado, o ex-Dortmund até teve a possibilidade de se estrear a marcar em finais, mas ofereceu a grande penalidade a Marmoush, que permitiu a intervenção de Henderson, uma decisão que resultou em derrota.
«É algo que não compreendo. Eu não desejaria dar um penálti, quanto mais numa final. Muito menos depois de marcar 30 golos por época», disse Alan Shearer à BBC, apesar do norueguês ter três penáltis falhados esta temporada - Sporting, Everton e Bournemouth. «Messi e Cristiano não cedem penáltis. Os grandes não o fazem. É isso que separa os que marcam golos todos os jogos dos outros», acrescentou Rooney.
Haaland chegou a Inglaterra no verão de 2022 e desde então disputou oito finais com Guardiola: uma final da Champions League contra o Inter (1-0), uma Supertaça Europeia com o Sevilha (1-1, 5-4), três Taças de Inglaterra (Man. United x2 e Crystal Palace) e três Supertaças inglesas (Arsenal, Liverpool e Man. United), sendo que quatro delas venceu e quatro perdeu.
Um contraste comparativamente como quando estava no Borussia Dortmund, em que marcou dois golos na final da Taça da Alemanha de 2021 frente ao Leipzig (4-1) e também faturou na Supertaça perdida para o Bayern (2-3) em 2020.