Centenas pessoas entoaram cânticos dedicados a Pinto da Costa no momento em que a urna do histórico presidente do FC Porto chegou à Igreja Paroquial de Santo António das Antas, onde vai decorrer o velório, a partir das 18 horas deste domingo.
0 seconds of 3 minutes, 8 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:08
03:08
 

Morte de Pinto da Costa: «Esperava que Benfica e Sporting estivessem à altura»

NACIONAL16.02.202520:32

António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, comenta a falta de reação oficial dos dois maiores rivais do FC Porto ao falecimento do ex-presidente

Benfica e Sporting são, de momento, as únicas equipas da Liga que ainda não emitiram qualquer reação oficial à morte de Pinto da Costa. Uma posição que foi criticada por António Tavares. 

Em declarações à CNN Portugal, o presidente da mesa da AG do FC Porto desde a eleição de André Villas-Boas como presidente do clube, afirmou esta decisão comum de águias e leões: «É evidente que lamento uma falta de reação. Lembro que o FC Porto, já com Pinto da Costa, quando desapareceram alguns símbolos desses clubes, como João Rocha, Fernando Martins ou Chalana, o FC Porto teve sempre a sua posição oficial, soube sempre distinguir entre aquilo que é institucional e aquilo que é pessoal.  

Treinador do Sporting falou brevemente sobre o falecimento do ex-presidente do FC Porto, uma pessoa «marcante» no futebol português
0 seconds of 9 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:09
00:09
 

António Tavares recordou que «os treinadores de Sporting e Benfica reagiram, ainda que de forma comedida» à morte de Pinto da Costa, mas que defende que fica a faltar um comentário oficial dos dois clubes.  

«Temos de saber distinguir entre as pessoas e as instituições e acima de tudo, quer se queira, quer não, Pinto da Costa deixará para sempre o seu nome marcado na história do futebol português. O que se esperava do Benfica e do Sporting é que estivessem à altura daquilo que é o comportamento de muitos dos seus sócios já tiveram, pelo menos em relação a mim, de me telefonarem a darem os seus sentimentos e é pena que não o tenham feito de forma institucional», concluiu António Tavares.