Morreu Franz Beckenbauer

Morreu Franz Beckenbauer

INTERNACIONAL08.01.202416:29

'Kaiser' tinha 78 anos

Franz Beckenbauer, nome maior do futebol alemão, morreu aos 78 anos.

«É com profunda tristeza que anunciamos que o nosso marido e pai, Franz Beckenbauer, morreu pacificamente durante o sono, neste domingo, rodeado pela família», informa o comunicado da família, divulgado na tarde desta segunda-feira.

Beckenbauer, que ficou conhecido como 'Der Kaiser' (O Imperador), foi campeão mundial como internacional alemão, em 1974, e depois como selecionador, em 1990. Venceu ainda o Europeu em 1972. Destacou-se também no papel de presidente do Comité Organizador do Mundial 2006, organizado precisamente na Alemanha.

Jogador do Bayern de Munique durante 13 anos, Beckenbauer foi campeão alemão em quatro ocasiões, e venceu outras tantas taças. Sagrou-se ainda tricampeão europeu entre 1974 e 1976, e ergueu ainda uma Taça das Taças e uma Taça Intercontinental.

Ainda como jogador, sagrou-se campeão também pelo Hamburgo, para além de três títulos da então Liga da América do Norte (NASL), com a camisola do New York Cosmos.

Como treinador, para além das conquistas na seleção alemã, venceu uma Bundesliga e uma Taça UEFA pelo Bayern, e ainda um título francês pelo Marselha.

O legado de Beckenbauer fica bem patente também no registo de prémios individuais, desde logo pela conquista da Bola de Ouro em duas ocasiões (1972 e 1976), e foi segundo classificado em 1974 e 1975, sendo que já em 1966 tinha fechado o pódio.

Todo este palmarés sustenta o estatuto de figura maior do futebol germânico, mas Beckenbauer não esteve imune a polémicas. Sobretudo as suspeitas de corrupção em torno da participação em várias candidaturas à organização do Mundial: não só o de 2006, na Alemanha, mas também o de 2010, na África do Sul, e os de 2018 e 2022, disputados na Rússia e Catar, respetivamente.

Estes casos também contribuíram para o afastamento de Beckenbauer da vida pública, assim como os diversos problemas de saúde que o afetaram nos últimos anos. No final de 2023 o irmão de Franz, Walter, já tinha assumido que a situação não era boa, em declarações num documentário sobre o 'Kaiser'.