Mercado (oficial): em vez de um...o Estoril recruta dois reforços no Santos
Vinícius Zanocelo (à esquerda) cumprimenta Ignacio Beristain, presidente do Estoril, (à direita). Foto: Estoril Praia SAD.

Mercado (oficial): em vez de um...o Estoril recruta dois reforços no Santos

NACIONAL30.01.202421:43

Canarinhos anunciaram a (esperada) contratação de Vinícius Zanocelo, por empréstimo inicial de um ano; ao mesmo tempo, o Santos divulgou a cedência de João Basso, também para o clube da Linha de Cascais

Um anúncio que constituiu surpresa em parte: tal como A BOLA já havia indicado na passada quinta-feira, Vinícius Zanocelo reforça o meio-campo do Estoril, ocupando a vaga que pertencia a Koba Koindredi, por quem esta tarde os canarinhos exerceram a cláusula de compra prevista no acordo de cedência celebrado com o Valência para o transferir em seguida para o Sporting.

O que não era do conhecimento público era que, na verdade, o emblema da Linha de Cascais garantiu dois reforços em vez de um...e no mesmo clube: com Vinícius Zanocelo, chegou também João Basso, nome bem conhecido em Portugal e no Estoril, que em 2016 foi o ponto de partida do defensor no futebol português e europeu.

No que respeita a Zanocelo, pode dizer-se que o lugar não chegou a arrefecer e assim que se intensificaram os contactos por Koindredi o Estoril, atempadamente, resolveu com prontidão, chegando a acordo como Santos para o empréstimo de Zanocelo, com a duração de um ano, até dezembro. Um período invulgar para o panorama europeu, mas que encontra fácil explicação: a perspetiva dos dois clubes passa por estender o empréstimo por mais meia temporada, até junho de 2025.

Ao abrigo dos regulamentos da FIFA, o acordo entre clubes, que ficou alinhavado na passada quarta-feira, implica uma cedência de um ano que deverá anteceder um prorrogação por mais meia temporada a partir de janeiro de 2025. Face à concordância entre clubes, o jogador recebeu imediatamente luz verde para assinar pelo emblema da Linha de Cascais e cumpriu exames médicos na passada sexta-feira.

Tudo certo entre as três partes…mas o Estoril encontrava-se na discussão pela Taça da Liga, tendo realizado a partida respeitante à final da competição no passado sábado. Desta forma, sabe A BOLA, o médio seguiu para Leiria com os novos companheiros, tendo assistido à derrota com o SC Braga após desempate por grandes penalidades a partir da bancada, e a sua apresentação foi adiada para o início da semana, mais precisamente para esta segunda-feira.

O Estoril aguardou ainda por questões burocráticas, relacionadas com o envio do certificado internacional de Zanocelo, e com todos os trâmites resolvidos este chega à Amoreira numa cedência sui generis que inclui uma opção de compra e o pagamento integral dos salários do jogador. Duas situações que interessaram particularmente ao Santos, que priorizou a proposta do Estoril relativamente às várias outras ofertas que recebeu de vários emblemas de Série A e B do Brasil.

O médio brasileiro não compete há cerca de sete meses e meio, tendo realizado a última partida pelo Fortaleza a 11 de junho de 2023, mas encontrava-se em pré-época, pelo que Vasco Seabra poderá garantir-lhe tempo de jogo – e rotinas com a nova equipa – com alguma brevidade, passando a integrar a rotação no miolo com Mateus Fernandes, Jordan Holsgrove, Michel Costa e Mor Ndiaye.

Em simultâneo chega também João Basso, numa transferência oficializada no Brasil pelo Santos, ao passo que os canarinhos apenas o deverão fazer esta quarta feira. De qualquer forma, o acordo está selado e reserva uma cedência até ao final da época, reservando uma opção de compra por uma verba ainda não divulgada.

O brasileiro de 27 anos regressa, por isso, a uma casa que bem conhece, visto ter estado ligado ao clube da Amoreira por três temporadas, uma delas com um empréstimo de uma época ao Real SC, na altura a disputar a Liga 2, tendo depois rumado ao Arouca, onde se impôs e chegou inclusivamente ao estatuto de capitão de equipa.