As preferências do goleador, que quer clube de topo. Ganhou o direito a sonhar alto: Liverpool, Arsenal e City são os preferidos na Premier League; Real, Barça, PSG e Bayern são os desejos fora de Inglaterra
A saída de Gyokeres do Sporting é inevitável no verão. Dois anos depois de ter chegado a Alvalade, o sucesso vai levá-lo a outros palcos, maiores, e o supergoleador quer mesmo um emblema de topo. Sabe A BOLA que a Premier League é o destino preferencial, mas para um lote restrito de clubes, como restrito é o leque fora de Inglaterra. A saída é mesmo inevitável, desejada pelo jogador e desejável para a administração leonina, com entendimento sobre as condições já delineada entre as partes, como revelámos logo em dezembro de 2024. Saiba agora mais pormenores sobre este pacto luso-sueco.
«O Sporting poderá aceitar uma proposta na ordem dos 65 a 75 milhões de euros. Este valor representa um encaixe considerável por um dos melhores avançados da Europa. Gyokeres marcou um número incrível de golos, demonstra as suas qualidades e uma obsessão pela baliza. Todos os grandes clubes europeus vão estar interessados nele no próximo verão», disse Fabrizio Romano no passado fim de semana. O jornalista especialista em mercado de transferências acabou assim por recuperar uma notícia de A BOLA, que agora lembramos e sobre a qual reforçamos pormenores.
Especialista no mercado de transferências garante que o sueco e o seu agente chegaram a acordo com os leões para uma saída inferior à cláusula de €100 milhões durante o verão
De facto, no mercado de inverno, o valor apontado para a saída do avançado de 26 anos eram os 100 milhões da cláusula de rescisão. Quem o quisesse levar teria de avançar com essa quantia astronómica. Mas entre as partes ficou já estabelecido um valor mais baixo para a saída no próximo verão: os inferiores, ainda assim muito relevantes, 70 milhões de euros. A não ser que haja concorrência e nesse caso o preço, para bem dos leões, pode ser inflacionado.
Como A BOLA avançou, em janeiro o supergoleador só sai pelos 100 milhões da cláusula. No final da época a conversa é outra e as conversas podem começar nos 70 milhões de euros (mais bónus)
Acrescentemos um novo dado: o desejo de Gyokeres será determinante em caso de luta (a dois, a três ou a mais), mesmo que o sueco decida pelo clube com proposta mais baixa. Porque determinante foi a sua vontade no verão de 2023, quando rumou a Alvalade por 20 milhões de euros, quando o Coventry tinha em mãos outras propostas mais altas — amor com amor se paga, o Sporting facilitará a escolha do jogador, naturalmente sempre dentro do valor referido, nunca abaixo dos 70 milhões do entendimento já apalavrado.
Outro novo dado ainda: o desejo do supergoleador. Os números alcançados em pouco mais de ano em meio em Alvalade, não apenas nas provas nacionais mas também na Europa, na UEFA Champions League, dão licença a Gyokeres para sonhar e o sueco sonha alto. O chamamento da Premier League é conhecido, mas podemos adiantar que o camisola 9 dos verdes e brancos tem preferência por Liverpool, Manchester City e Arsenal sobre outros clubes no melhor campeonato do mundo. E fora de Inglaterra, o leque de escolhas está também circunscrito a um lote de quatro colossos: Real Madrid e Barcelona, em Espanha; Bayern na Alemanha; PSG em França.
Sueco está a quatro golos de igualar 2024/25 e persegue proeza de Yazalde
A saída é mesmo inevitável. Porque a categoria de Gyokeres assim o determina; porque o goleador também o quer no final de uma época que pretende de bicampeonato, para um adeus em grande; porque a administração de Frederico Varandas também vê nesta operação uma janela de oportunidade para um equilíbrio das contas como nunca teve na sua vigência.
Os números esta temporada
Já aqui apontámos outros números, que não os financeiros, para justificar o sucesso de Gyokeres. Então vamos lá. Depois dos dois golos no 3-1 ao Casa Pia e ultrapassado o problema físico que o condicionou, são já 39 golos em 40 jogos esta época, um claro indício de que está a caminho da sua melhor época de sempre, uma vez que na temporada transata marcou 43.
Se nos reportarmos só ao campeonato, Gyokeres deverá arrecadar de novo A BOLA de Prata. Tem já 27 remates certeiros nas 24 partidas em que esteve presente, mais 13 do que o segundo classificado, o portista Samu. Na época passada conquistou o troféu com 29.
Pode igualar feito que Yazalde conseguiu há 50 anos
Face aos números indicados, Gyokeres deverá entrar numa lista muito restrita e igualar um feito com 50 anos, pois o último jogador a arrecadar duas Bolas de Prata consecutivas de leão ao peito foi o a lenda goleadora argentina Héctor Yazalde, que conquistou o troféu em 1973/1974 com 46 golos, o que lhe conferiu a Bota de Ouro de melhor marcador europeu, e na temporada seguinte assinou 30 golos no campeonato. Portanto, o sueco poderá igualar um feito com 50 anos.
Publicação do sueco está a merecer muitos comentários e 'likes'
O último jogador do Sporting a conquistar duas Bolas de Prata consecutivas foi Paulinho Cascavel, que celebrou o feito com 22 golos em 1986/1987 e com 23 em 1987/1988. No entanto, é preciso ter em atenção que na primeira temporada o brasileiro representava o Vitória de Guimarães.