Mercado FC Porto (oficial): Gonçalo Ribeiro renova até 2028
O cumprimento entre Pinto da Costa e Gonçalo Ribeiro (FOTO: FC PORTO)

Mercado FC Porto (oficial): Gonçalo Ribeiro renova até 2028

NACIONAL26.01.202419:40

Tem 18 anos, é considerado valor seguro, e faz parte do lote de guarda-redes que trabalham com a equipa principal

A SAD do FC Porto anunciou esta sexta-feira a renovação de contrato com o FC Porto e vai continuar ligado até 2028 ao clube que o recebeu há onze anos. O guarda-redes, de 18 anos, começou a parar os primeiros remates nos Sub-8 e de azul e branco cumpriu todo o percurso de destaque na formação – é internacional por Portugal nos escalões de Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20 – até, a 14 de agosto de 2022, sensivelmente quatro meses após ter assinado o primeiro contrato profissional, se estrear no futebol sénior pelo FC Porto B numa vitória frente à BSAD no Seixal. Foi o mais jovem guarda-redes de sempre a fazê-lo na segunda liga, fazendo parte do lote de guarda-redes do plantel principal. 

Gonçalo Ribeiro revelou orgulho pelo acordo alcançado: «É um sentimento de orgulho que tenho por renovar com o FC Porto. Já estou nesta casa há onze anos e a cada ano que passa evoluo sempre mais. Todos os anos foram muito importantes. Claro que estou há muitos anos na formação, foi o que me permitiu chegar ao patamar profissional. Estou aqui desde pequeno, assimilei todas as caraterísticas que o FC Porto tem, a minha educação não foi dada só pela minha família, mas também pelo clube e isso torna-me um jogador à Porto. O Diogo Costa é uma referência para mim, mesmo quando eu estava nos Sub-8 e ele nos Sub-14 já o era. Agora treino com ele diariamente e tento aprender e ouvi-lo ao máximo.»

Pinto da Costa, por seu turno, considerou Gonçalo Ribeiro uma promessa segura para o futuro: «O Gonçalo Ribeiro é um jovem já com uma grande experiência e conhecimento do clube. É uma certeza para o futuro, não tenho a mínima dúvida de que terá uma carreira muito boa, promissora e feliz e que no futuro será o guarda-redes do FC Porto. Tem tudo para isso. Tem estatura, inteligência e intuição. Ou se nasce guarda-redes ou não se nasce, e ele nasceu. Estamos a preparar o futuro, temos um grande guarda-redes, o Diogo Costa, e outros de grande qualidade também, o Cláudio Ramos e o Samuel Portugal, mas temos de pensar mais adiante e ele vai ser, sem dúvida uma certeza no plantel e na baliza do FC Porto