Liga Revelação: Benfica anula três situações de desvantagem no Estoril e garante apuramento
João Tavares, do Estoril, e João Fonseca do Benfica, disputam a posse de bola em jogo pela Liga Revelação em futebol. Foto: Isabel Cutileiro/Sport Lisboa e Benfica.

Liga Revelação: Benfica anula três situações de desvantagem no Estoril e garante apuramento

NACIONAL23.12.202318:35

Encarnados estiveram por três vezes a perder na Amoreira, mas conseguiram arrancar o ponto de que necessitavam para garantir a qualificação para a fase de apuramento de campeão na prova

A derradeira jornada era de decisões na Série B da Liga Revelação, que tinha disponíveis duas vagas para três candidatos e uma delas estava à distância de somente um ponto para o Benfica, que no entanto enfrentava uma complicada deslocação ao reduto do líder da classificação, o já qualificado Estoril – que tinha também o primeiro lugar já garantido – e alcançou o seu propósito, não sem antes ser obrigado a anular três situações de desvantagem para finalmente assegurar a qualificação para a fase seguinte (3-3).

A partida começou movimentada e o Estoril abriu o marcador com pouco mais de um minuto jogado, através do lateral esquerdo Ricardo Fernandes, para uma resposta praticamente imediata dos encarnados, que repuseram a igualdade aos 6 minutos com golo da autoria do criativo João Veloso.

A primeira parte foi particularmente produtiva na obtenção de golos e o Estoril passou novamente para o comando do marcador aos 19 minutos pela sua unidade mais adiantada, o brasileiro João Tavares. No entanto, tal como nos dez minutos iniciais, o Benfica soube dar o troco e apenas necessitou de aguardar dez minutos para voltar a anular a vantagem estorilista através de um dos seus melhores marcadores, o versátil José Melro.

A partida seguia animada e bem disputada e a equipa da casa, que jogava no recinto da equipa principal dos canarinhos, o Estádio António Coimbra da Mota – onde os sub-23 estorilistas disputarão também os encontros enquanto visitados na fase de apuramento de campeão, já no novo ano civil – voltou a colocar-se na frente aos 44 minutos, com golo da autoria de Fabrício Garcia.

O emblema da Linha de Cascais saía para intervalo na frente do marcador e o Benfica estava, por isso, afastado da fase seguinte, mas as jovens águias entraram determinadas para o segundo tempo e ainda dentro do primeiro quarto de hora da etapa complementar, aos 58 minutos, o estónio Karel Mustmaa surgiu com eficácia na pequena área a aproveitar uma defesa incompleta do guardião estorilista, Diogo Dias, sentenciando a igualdade final e o apuramento para a fase de discussão pelo título com a quarta e última vaga na Série B.