Liga dos Campeões: Manchester United à procura de um milagre
Man. United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot joga com o Bayern de Harry Kane (IMAGO)

Antevisão Liga dos Campeões: Manchester United à procura de um milagre

INTERNACIONAL12.12.202308:30

Começa a última jornada da Liga dos Campeões esta terça-feira, onde quatro grupos ficarão com as posições finais definidas. Muitas equipas já conhecem os seus destinos, mas ainda há jogadores portugueses à espera de uma noite especial para continuarem na ‘prova milionária’

GRUPO A

Man. United – Bayern

É um Man. United no último lugar do grupo, com 4 pontos e a segunda pior defesa da competição (14 golos sofridos, menos um do que o Antuérpia) que receberá o Bayern, já com o 1.º lugar assegurado, às 20.00 horas. Os red revils sabem que precisam de vencer o campeão alemão – algo que só fez por duas vezes em 12 encontros – e esperar que Copenhaga e Galatasaray empatem para conseguir o apuramento para os oitavos de final da competição. Mas vencendo, acabará sempre por alcançar, pelo menos, o 3.º lugar, que dá acesso à Liga Europa.

No entanto, a equipa de Erik ten Hag é marcada por uma irregularidade de resultados – vem de uma derrota por 0-3 na receção ao Bournemouth - e pela dependência de rasgos individuais para alcançar vitórias. Para isso, a inspiração de Bruno Fernandes será fundamental para a equipa.

Por seu lado, o Bayern perdeu de forma chocante na última jornada da Bundesliga, registando uma derrota por 5-1 na deslocação ao terreno do Eintracht Frankfurt. Ainda assim, é sempre uma equipa ameaçadora e tem, em Harry Kane, um avançado que já marcou 22 golos em 19 jogos na presente época.

Na 1.ª volta, estas equipas protagonizaram um jogo entretido (vitória do Bayern por 4-3) e representam sempre um duelo histórico da Liga dos Campeões (quem se esquece da final da competição em 1999, que os ingleses venceram por 2-1?), sendo, por isso, um dos jogos em maior destaque desta terça-feira. 

Copenhaga - Galatasaray

Com as duas equipas empatadas com 5 pontos, este é uma autêntica final para Copenhaga e Galatasaray, porque ambas só dependem de si para seguirem para os oitavos de final da Liga dos Campeões. 

No primeiro jogo, na Turquia, empataram 2-2, num jogo em que o Copenhaga ganhava por 0-2 até aos 85 minutos, mas, depois de estar reduzido a 10 jogadores, permitiu o empate do Galatasaray.

O português Diogo Gonçalves tem-se destacado na formação dinamarquesa, tendo já assinado 8 golos e 6 assistências esta época e sonha ajudar o Copenhaga a alcançar apenas pela segunda vez na sua história os oitavos de final da prova milionária (a outra foi na época 2010/11). 

Já o Galatsaray conta com nomes conhecidos no futebol europeu nas suas fileiras, como Mauro Icardi (já tem 17 golos esta época), Hakim Ziyech e Dries Mertens, lidera o campeonato turco e pode ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a época 2013/14. 

GRUPO B

PSV – Arsenal

A realizar uma campanha exemplar no campeonato neerlandês, o PSV já sabe que ficará no 2.º lugar do grupo. Com 8 pontos, já não alcança os 12 do Arsenal e também não será ultrapassaddo pelo Lens, que tem 5, mas os neerlandeses levam vantagem no confronto direto com os franceses. 

Os gunners também só irão cumprir calendário, depois de garantirem o 1.º lugar do grupo com 4 vitórias e apenas uma derrota (com o Lens). Com 15 golos marcados, a equipa de Mikel Arteta tem o melhor ataque da competição, a par do Man. City e do Atlético de Madrid

No primeiro jogo entre estas equipas, o Arsenal venceu em Londres por 4-0, mas procurará vingar a derrota que sofreu no terreno deste mesmo PSV na época passada, quando perdeu por 1-0 num jogo da Liga Europa. 

Lens - Sevilha

As contas são simples para o Sevilha: ganhar e seguir para a Liga Europa – a sua competição predileta e que conquistou, pela sétima vez, na época passada, numa final frente à Roma de José Mourinho. Os espanhóis estão com 2 pontos, a três do Lens, mas como as equipas empataram (1-1) no primeiro jogo, em caso de triunfo, o Sevilha ficaria em 3.º por ter a vantagem no confronto direto. 

No entanto, para os sevilhanos, falar é certamente mais fácil do que fazer, já que a equipa só tem 11 jogadores do plantel sénior disponíveis para a partida – 10 estão lesionados e dois suspensos. E não poderão contar com o apoio dos seus adeptos em França, após uma proibição do governo desse país. 

Para além disso, o Lens tem sido quase intransponível a jogar em casa esta época: em nove jogos, perdeu apenas um, para o Metz, na Ligue 1. Na Liga dos Campeões, ganhou ao Arsenal (2-1) e empatou com o PSV (1-1). 

Nos respetivos campeonatos nacionais, o Lens luta pelos lugares europeus, estando atualmente em 7.º, mas o Sevilha está a realizar uma temporada para esquecer – está em 16.º na La Liga, onde só tem duas vitórias em 15 jogos, e excluindo a Taça do Rei, vai numa série de 11 jogos sem vencer.

GRUPO C

Union Berlim – Real Madrid

Os blancos têm dominado este grupo, alcançando cinco vitórias em cinco jogos e estando já com o 1.º lugar assegurado. No entanto, na primeira ronda, só ganharam a este Union Berlim com um golo do inevitável Jude Bellingham aos 90+4’.

A fazer a sua estreia na Liga dos Campeões, o Union Berlim ainda sonha com o apuramento para a Liga Europa, mas tem de ganhar ao Real Madrid e esperar que o Braga perca em Nápoles, algo difícil de alcançar, tendo em conta que os alemães estão a viver um mau início de época, que já resultou no despedimento do treinador Urs Fischer, que estava no clube desde 2018 e orientava o clube desde a Bundesliga 2. Ainda assim, no último sábado, venceu na Bundesliga, após 16 jogos seguidos sem conhecer o sabor da vitória. 

Ainda assim, a equipa está no 15.º lugar do campeonato, envolvida na luta pela manutenção. Como tal, a formação de Diogo Leite e Leonardo Bonucci terá uma tarefa difícil pela frente, contra uma equipa que, mesmo que rode o plantel, será sempre uma das melhores da Europa.

GRUPO D

Inter – Real Sociedad

Esta também será uma final para duas equipas que, tendo já garantido o apuramento para os oitavos de final, querem ficar no 1.º lugar do grupo e assim evitar os maiores tubarões na próxima eliminatória da competição.

A Real Sociedad tem a defesa menos batida da prova (dois golos sofridos) e um empate bastará aos bascos para garantirem o 1.º lugar, isto porque o primeiro jogo entre estas equipas, em Espanha, terminou empatado (1-1) e os espanhóis têm uma melhor diferença de golos. 

Mas essa tarefa nunca será fácil, porque o Inter está a realizar uma temporada de elevado nível, talvez até superior à do ano passado, quando chegaram à final da Liga dos Campeões. Em 20 jogos, só perdeu um (com o Sassuolo) e marcou uns impressionantes 45 golos, sofrendo apenas 11. E sendo o jogo no Giuseppe Meazza, os nerazzurri tem o favoritismo do seu lado.