5 abril 2025, 09:24
Oficial: Thomas Muller despede-se do Bayern Munique
Médio sai no final da época, depois do Mundial de Clubes
Uli Hoeness, presidente honorário, admitiu que preferia que Muller tivesse decidido deixar o clube por iniciativa própria
Thomas Muller veste a camisola do Bayern há 25 anos. Nas últimas semanas, a direção do Bayern tem-se concentrado em renovar vários contratos, como os de Manuel Neuer, Jamal Musiala, Alphonso Davies e Joshua Kimmich, mas Muller já não fazia parte dos seus planos. No início do mês, o clube confirmou que o internacional alemão, de 35 anos, não iria ser convidado a continuar — termina contrato no final desta temporada.
5 abril 2025, 09:24
Médio sai no final da época, depois do Mundial de Clubes
«Seria melhor se a decisão partisse dele e não do Bayern. Vi muitos grandes jogadores terminarem a carreira – Gunter Netzer, Wolfgang Overath, Franz Beckenbauer ou Gerd Muller. Todos eles acabaram por se desiludir, porque não queriam admitir que já não eram tão bons quanto gostariam», declarou Uli Hoeness, presidente honorário dos bávaros, no programa televisivo alemão Blickpunkt Sport.
Na presente temporada, Muller tem jogado apenas ocasionalmente, geralmente como suplente de Harry Kane ou Musiala. «Não chega jogar quatro ou cinco partidas por ano durante 15 minutos. O contrato com o Bayern dura 365 dias. A decisão conjunta foi tomada por todo o clube. Nas comissões, não houve uma única pessoa que discordasse», continuou Hoeness.
O campeão mundial de 1974 insistiu que o jogador de 35 anos encaixaria perfeitamente noutra função no clube nos próximos anos: «Nunca escondi que Thomas Müller é um dos jogadores que devemos manter ligado ao clube.»
Müller está em Munique desde 2000, tendo ingressado na academia do clube aos 10 anos. Estreou-se na equipa principal em 2008. Tem sido fiel ao Bayern durante toda a sua carreira profissional, na qual disputou mais de 700 jogos oficiais. Na Bundesliga, participou em 497 encontros e marcou 150 golos. Com o Bayern, conquistou doze títulos da liga e, em 2013 e 2020, venceu a UEFA Champions League.
O Bayern pretende, alegadamente, contratar Florian Wirtz ao Leverkusen no verão e, segundo Hoeness, o clube terá capacidade para o fazer, apesar de não ter a mesma saúde financeira de há uns anos.
«Quando disse que as nossas contas não são tão robustas como eram, alguns meios de comunicação social escreveram que estávamos falidos. O Bayern é absolutamente saudável financeiramente, mas já não é como antes, quando tínhamos 100 a 150 milhões em depósitos a prazo. No entanto, isso não significa que o Bayern não seja um clube saudável e, se quisesse, seria, obviamente, capaz de realizar essa transferência», acrescentou sobre o assunto.
Wirtz, de 21 anos, tem contrato com os farmacêuticos até 2027 e a sua aquisição poderia custar aos bávaros mais de 150 milhões de euros. «Devemos esperar até que ele decida se quer ou pode sair do clube. Depois disso, estou pronto para fazer uma declaração. De momento, o Leverkusen tem toda a situação nas suas mãos», concluiu Hoeness, segundo a DPA.