Contrato termina no fim da época e o avançado não vai renovar

Oficial: Thomas Muller despede-se do Bayern Munique

Médio sai no final da época, depois do Mundial de Clubes

Thomas Muller anunciou este sábado que vai deixar o Bayern Munique no final da época, embora fosse sua vontade renovar contrato. O jogador alemão representou o clube durante 25 anos, tendo ganho 33 títulos.

Numa extensa mensagem dirigida aos adeptos nas redes sociais, refere que pretende esclecer alguns pontos e confirma que o clube não quis renovar.

«Depois de muita especulação sobre a minha personalidade nos últimos tempos, com esta carta gostaria de aproveitar a oportunidade para esclarecer as coisas. Mesmo depois de todos estes anos, independentemente dos meus minutos de jogo, continuo a divertir-me muito em campo com os rapazes e a lutar juntos por títulos para as nossas cores. Podia ter imaginado este papel também no próximo ano. No entanto, o clube decidiu não negociar um novo contrato comigo para a próxima época. Mesmo que isso não corresponda aos meus desejos pessoais, é importante que o clube siga as suas convicções. Respeito esta medida, que a Direção não tomou de ânimo leve», começou por escrever.

«As conversas em público sobre o tema nas últimas semanas e meses não me agradaram, compreensivelmente. Depois de um passe errado, é importante recuperar a bola com solidariedade de equipa. Nos últimos dias, conseguimos isso através de conversas de confiança sobre este assunto. Sinto-me grato a todos os envolvidos pelo meu longo período no Bayern e sinto uma profunda alegria por ter passado 25 anos incrivelmente intensos no meu clube do coração. Através de tantos grandes momentos partilhados, ficarei para sempre ligado ao FC Bayern e a vós», escreveu também, ele que vinha sendo cada vez menos utilizado.

Pouco depois do anúncio do jogador, o Bayern fez-lhe também uma homenagem.

Joga Mundial de Clubes

«O Bayern e Thomas Muller, 35 anos, decidiram em conjunto pôr fim, este verão, a uma ligação única de 25 anos e 33 troféus. Muller, nascido na Baviera, entrou para a academia do Bayern com 10 anos, no verão de 2000, teve uma evolução sem paralelo, fez história no clube, ganhou tudo o que havia para ganhar e tornou-se o recordista de presenças no clube, com um total de 743 jogos em competições», refere o clube.

O Bayer refere também que ficou acordado que Muller não se despedirá no final da Bundesliga, mas disputará as suas últimas partidas pelo Bayern no Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho, havendo assim, se necessário for, um extensão de alguns dias ao seu contrato.

O Diretor Executivo Jan-Christian Dreesen, destacou o acordo alcançado: «O mais importante é que encontrámos uma solução mútua. Thomas Muller é uma das maiores personalidades que este clube já produziu e, por isso, era importante para nós chegar a um acordo justo e amigável. Agora queremos trabalhar em conjunto para garantir que esta carreira incrível seja coroada com, esperamos, mais três troféus. São poucos os jogadores que os adeptos continuam a elogiar décadas depois da sua carreira. Thomas Muller será um deles.»

Já Max Eberl, membro do Conselho de Administração, explicou a decisão com a necessidade de planificar o plantel: «É compreensível que esta decisão não tenha sido nada fácil para nós. O fator-chave no final foi simplesmente o planeamento do plantel, estamos a colocar o foco no futuro. As conversações que mantivemos com o Thomas foram abertas e transparentes para ambas as partes. Thomas sabe que é tido em alta conta no Bayern e esta decisão não muda isso. Agora queremos ganhar mais troféus com ele. Thomas não joga de acordo com o manual - ele escreve o seu próprio: 25 anos com o Bayern ao mais alto nível.»

(atualizado às 9h41)