)
Jorge Jesus processa Benfica
Jorge Jesus deu entrada de uma ação no Tribunal Arbrital do Desporto (TAD), nesta quarta-feira, contra o Benfica.
No site do TAD informa-se que houve um pedido de arbitragem voluntária em matéria laboral e que tem por objeto Incumprimento Contratual. É aí, também, que se lê o nome de Jorge Fernando Pinheiro de Jesus como demandante e a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD como demandada. O Benfica reagiu em comunicado e também o advogado do treinador explicou a A BOLA o que está em causa, garantindo que não há conflito entre técnico e clube.
O treinador português, que neste momento está sem treinar qualquer clube, embora se prepare para assumir o comando do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, como A BOLA noticiou, passou por duas vezes pelo clube da Luz.
Jorge Jesus chegou em 2009/10 ao Benfica e saiu para o rival Sporting, diretamente das águias, em 2015/16. Por essa altura, ainda sob a liderança de Luís Filipe Vieira, Jesus e o Benfica entraram em litígio, o qual viria a terminar num acordo. Os encarnados reclamavam 14 milhões de euros por danos causados, com o argumento de o treinador ter iniciado trabalho no Sporting ainda durante o último mês de contrato com as águias e por apropriação de material do clube da Luz. O técnico reclamava, por sua vez, o pagamento desse mês de salário.
Um acordo foi alcançado antes mesmo de o caso ir a julgamento.
Jorge Jesus voltaria mais tarde ao Benfica. Após três temporadas em Alvalade, Jorge Jesus passou por Al Hilal e Flamengo. Os encarnados contrataram-no para a temporada 2020/21, com JJ a deixar o clube brasileiro no qual tinha feito história ao vencer a Taça Libertadores e o Brasileirão.
Porém, a segunda era de Jorge Jesus no Benfica durou bem menos e não teve o sucesso da primeira. O técnico esteve ao serviço do Benfica nas épocas 2020/21 e 2021/22, mas saiu a meio da última: em dezembro de 2021, o Benfica e o treinador anunciavam a saída do técnico.
Em conferência de imprensa, Rui Costa e Jesus selaram o acordo de saída com um abraço, inclusive.
À CMVM, o Benfica informou na altura da saída do técnico que iria pagar a Jesus até que este encontrasse novo clube: «A Sport Lisboa e Benfica SAD agradece a Jorge Jesus todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano e meio e deseja-lhe as maiores felicidades para o futuro. Mais acrescenta que cumprirá com todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipa técnica assumam novo compromisso profissional.»