Jorge Braz sublinha a «força do coletivo» para superar a Finlândia
Jorge Braz (Miguel Nunes/ASF)

Jorge Braz sublinha a «força do coletivo» para superar a Finlândia

FUTSAL14.12.202317:21

Em caso de vitória, Portugal carimba o apuramento para o Mundial-2024, no Usbequistão

Portugal joga na sexta-feira uma carta decisiva rumo ao Mundial-2024, no Usbequistão. A equipa das Quinas precisa de um triunfo no duelo contra a Finlândia, às 19.30 horas, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, para garantir já o apuramento direto. Na antevisão à partida, Jorge Braz salientou a importância da equipa lusa ser fiel aos seus princípios:

«Há um grande compromisso coletivo, todos juntos, a querermos o mesmo. Todas as qualidades individuais que todos os nossos jogadores têm são muito realçadas quando o compromisso coletivo existe, florescem de uma forma ainda mais destacada. Isso tem de ser sempre, todos os dias, na forma como nos preparamos e nos jogos. Nesta sexta-feira, o nosso compromisso terá de ser, mais uma vez, total», disse o selecionador nacional bicampeão europeu e campeão mundial.

Sobre o adversário, o técnico antevê um duelo »muito competitivo»: «O 5-1 de setembro foi enganador. É certo que na 2.ª parte construímos o resultado com imenso mérito, mas a Finlândia é uma equipa competitiva e que nos vai dificultar muito a nossa tarefa. Aproveita bem todas as falhas e os erros dos adversários. Os jogadores finlandeses são extremamente intencionais em tudo o que fazem. É uma equipa muito organizada, sabe o que fazer em cada momento do jogo e sabem manter-se no jogo. São extremamente aguerridos, não dão um lance por perdido, acreditam sempre. Esta última vitória foi a única vez que o resultado foi mais dilatado, os confrontos anteriores foram extremamente apertados», sublinhou.

A terminar, Jorge Braz reafirmou que o grande objetivo deste estágio é terminar a qualificação com o pleno de vitórias: «Apontamos aos 18 pontos. Há mais seis para conquistar, queremos muito fechar esta qualificação só com vitórias. Sabemos que esta sexta-feira podemos garantir já a presença no Mundial, mas todos os jogos são para vencer».

Portugal encerra a qualificação na quarta-feira com uma deslocação ao reduto da  Géorgia (14 horas). Portugal lidera o Grupo E com 12 pontos, mais três que a Finlândia. Seguem-se a Géorgia, com 3 pontos, e a Arménia, com zero. Recorde-se que estas duas últimas seleções foram penalizadas pela FIFA com derrotas administrativas fruto das 'naturalizações express'.