Ingleses apontam Rúben Amorim como 'Special One 2'
Rúben Amorim (IMAGO)

Ingleses apontam Rúben Amorim como 'Special One 2'

INTERNACIONAL30.03.202413:12

Publicação inglesa traça comparações entre o técnico do Sporting e José Mourinho

A associação de Rúben Amorim ao Liverpool tem chamado muitas atenções vindas de terras de Sua Majestade. O Daily Mail, jornal inglês, traçou um perfil do técnico do Sporting, que define como «o Special One 2».

O artigo, denominado «Dentro da mente do Special One 2», começa por referir que, quando Amorim foi contratado pelo Sporting ao SC Braga, Luís Figo descreveu a decisão como «loucura». «Quatro anos passados, parece que a única loucura é a Amorim ainda não estar num gigante Europeu. Ele teve bons resultados nos testes estatísticos do Liverpool e será, certamente, convidado para uma entrevista», pode ler-se, afirmando que «a equipa de Amorim está a ter melhores performances com um orçamento limitado comparando com Benfica e FC Porto

O artigo continua, relembrando quando Amorim descreveu, durante a eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Manchester City de Guardiola, que a sua grande referência «sempre foi José Mourinho». Por seu turno, na época seguinte, o special one disse, ao serviço da Roma, que «o Mourinho novo e o Mourinho velho ainda estão em prova», referindo-se ao seu clube e ao Sporting, que ainda estavam na Liga Europa. Apesar de Amorim ter definido que «Mourinho é único. Não haverá outro Mourinho», certo é que o Daily Mail não tem problemas em fazer ligações entre ambos.

«Tal como o seu ídolo José Mourinho, Rúben Amorim acredita que o jogo não começa quando as equipas entram em campo, mas sim com as conferências de imprensa, nas quais é assertivo com as suas palavras. Alguns descrevem-no como 'um mestre da provocação' para tentar sobrepôr-se aos seus adversários, mas diz-se que os seus jogadores ouvem e aproveitam cada palavra. As suas palavras podem revoltar os adversários, mas inspiram os jogadores», diz o texto, que relembra também que José Mourinho ensinou o técnico leonino. «Amorim tirou o seu curso na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, onde teve sessões dirigidas por Mourinho com António Veloso, que venceu sete títulos com o Benfica nos anos 80. O par manteve-se em contacto, ainda que a sua relação, diz-se, tenha crescido para lá de uma ligação mestre-aprendiz.»

Vìdeo que pode interessar: «Que há interesse do Liverpool, há»