Pavlidis brilhou na vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora
Pavlidis brilhou na vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora (Foto: Imago)

O MAIS VALIOSO DA 20.ª JORNADA Incansável (e desta vez eficaz) Pavlidis evitou uma nova tragédia do Benfica

NACIONAL06.02.202508:00

Grego esteve diretamente ligado aos três golos da difícil vitória do Benfica na Reboleira e obteve o triunfo semanal

Depois da convincente atuação em Turim, o Benfica voltou na Reboleira a exibir-se de modo desigual — início categórico e eficaz nas bolas paradas (em 10’ marcou de canto e num livre indireto, a primeira vez ao 34.º jogo da época) mas depois, complicativo, vacilante e ofertando golos ao adversário acabaria de coração nas mãos — só se salvando de nova tragédia graças a Vangelis Pavlidis, 26 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA.

Para lá de 80’ de total entrega (os pressionados defesas do Estrela que o digam) o grego assistiu de cabeça para o primeiro das águias, o seu chuto provocou o autogolo de Dramé e fecharia as contas num disparo indefensável. Depois de nove anos a jogar na Alemanha e Países Baixos — aqui, entre 2021 e 2024, destacou-se no AZ Alkmaar como goleador de créditos: 80 golos em 137 jogos — leva cinco golos na Liga, tantos como os apontados nos oito jogos na Champions e é o único jogador de campo encarnado presente em todas as jornadas, sendo 17 como titular.

Destaque também para Conrad Harder que fez a folga de Gyokeres assistindo e marcando em Alvalade; Sorriso, o melhor em campo no Bessa onde participou nos dois golos do Fama; e o central Kévin Boma, autor do golo do triunfo canarinho em Barcelos.

Referência ainda para Serginho, que iniciou e concluiu o lance da vitória do Santa Clara; e Ricardo Horta a manter, ao cair do pano, os guerreiros como os melhores viajantes da Liga.

LEÃO SORRI COM SAÍDA DE DRAGÕES

Pela primeira vez nesta época Viktor Gyokeres viu um jogo para a Liga na bancada (face às queixas físicas ficou guardado numa redoma para o clássico no Dragão) mas a sua folgada liderança no topo da tabela de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga não foi posta em causa. Até por que os mais diretos adversários, os dragões Nico González (o médio mais valioso do campeonato há 12 jornadas foi contratado pelo Manchester City) e Galeno (agora no Al Ahli), deixaram o futebol português na recém-fechada janela de transferências. Quem aproveitou essa dupla partida foi Trincão, que ao cobrar o pontapé de canto para o segundo golo dos leões ao Farense cimentou-se como o melhor assistente na prova (9) e subiu ao 2.º lugar.

Num top-10 sem novos nomes registo para o salto de três posições de Kokçu (7.º), presente na construção de dois golos encarnados pois cobrou o canto do primeiro e sofreu a falta para o segundo.

Referência ainda para as subidas de Alan Varela (22.º) e MT (25.º), agora como central no 3x4x3 de Vasco Matos e autor do golo que iniciou a reviravolta açoriana. Nos trinta da frente entraram finalmente Ricardo Horta (já foi 2.º neste prémio em 2021/22 e 4.º em 2022/23) e Otamendi.