Graeme Souness: «Benfica está a sofrer»
Graeme Sounes, 70 anos, treinou Benfica e Rangers. Foto: IMAGO

Graeme Souness: «Benfica está a sofrer»

INTERNACIONAL05.03.202421:50

Treinador escocês acredita que os jogadores do Benfica estarão «muito nervosos» no jogo contra o Rangers; e que o Estádio da Luz se pode virar contra a equipa

Antigo treinador de Rangers e Benfica, Graeme Souness, agora comentador televisivo na Grã-Bretanha, acredita que a equipa escocesa poderá tirar proveito das derrotas consecutivas dos encarnados com Sporting e FC Porto. Mas também acrescenta que os protestantes de Glasgow podem encontrar um adversário furioso.

«O Rangers jogará contra uma equipa sob pressão. Viram os dois últimos resultados deles? Na semana anterior a terem perdido com o FC Porto, perderam com o Sporting. Sei um bocadinho do que falo», começou por dizer o escocês de 70 anos, que treinou o Benfica nas épocas 1997/1998 e 1998/1999 e o Rangers, no qual se destacou como jogador até se transferir para o Liverpool, de 1986 a 1990.

Souness, que falou à imprensa escocesa em Glasgow, começou por explicar o significado da goleada sofrida pelo Benfica no Porto: «Rangers e Celtic no futebol português são FC Porto e Benfica. O Benfica, por isso, sofreram um golpe histórico».

O treinador considera que os jogadores do Benfica «estarão sob pressão» e, como tal, «talvez seja uma boa altura para o Rangers» jogar contra os encarnados.

«Estarão muito nervosos. É como se o Rangers tivesse perdido 5-0 com o Celtic. Podem imaginar como estarão os adeptos. Os adeptos do Benfica são como os do Liverpool ou Galatasaray. São loucamente apaixonados pela equipa. Quando o Benfica joga fora, só em dois jogos não tem a maioria dos adeptos, com FC Porto e Sporting. É um clube gigantesco. Dez milhões vivem em Portugal e cinco milhões são adeptos do Benfica. É um clube fantástico com uma grande história europeia», argumentou.

Souness percebe que «o Benfica tem de voltar aos eixos» e estará «ferido pelo resultado histórico contra o maior dos rivais». Acrescenta: «Estarão a sofrer.»

Só desconhece como se apresentarão as águias. «Será, como tal, um de dois Benficas que o Rangers enfrentará. Um furioso, a todo o gás, em busca de um resultado, ou um a sentir pena dele si próprio. Só saberemos no jogo.»