Gil Vicente-Famalicão: Armando Evangelista estreia-se em Barcelos
Técnico do emblema de Vila Nova está confiante na conquista da segunda vitória consecutiva. (Imagem: FC Famalicão).

ANTEVISÃO Gil Vicente-Famalicão: Armando Evangelista estreia-se em Barcelos

NACIONAL29.03.202408:00

Emblemas minhotos abrem a 27.ª jornada do campeonato, com o Famalicão a estrear novo treinador quando faltam oito jornadas para o fim

Gil Vicente ao Famalicão, oitavo e nono classificados respetivamente, em igualdade pontual, abrem a 27.ª jornada da Liga, após paragem para os compromissos das seleções. Uma vitória pode significar um passo quase decisivo rumo à manutenção.

O Gil Vicente chega a este encontro depois de perder (2-1) na última partida em Braga. Já o Famalicão empatou (0-0) na receção ao Estrela da Amadora. João Pedro Sousa não resistiu a este último resultado e foi afastado do comando técnico. A solução? Armando Evangelista.

Famalicão oficializa Armando Evangelista

20 março 2024, 13:05

Famalicão oficializa Armando Evangelista

Técnico sucede no cargo a João Pedro Sousa; contrato válido até final da temporada; regresso a Portugal depois da passagem pelos brasileiros do Goiás

A equipa orientada por Vítor Campelos entra nesta partida numa sequência negativa de quatro jogos sem vencer na Liga, assim como a formação famalicense. O histórico de confrontos entre os dois emblemas mostra que se encontraram por 79 vezes, com o Famalicão em vantagem, com 39 vitórias contra 23 dos gilistas.

No Estádio Cidade de Barcelos, o Gil Vicente leva a melhor com 17 vitórias em 38 partidas, enquanto o Famalicão tem 12.

Na Liga, em 17 jogos, o Famalicão venceu oito vezes, houve três empates e o Gil Vicente venceu 6. A maioria dos golos do Gil Vicente ocorreram no segundo tempo.

No jogo da primeira volta, o Famalicão venceu por 3-1. A última vitória (3-0) do Famalicão em Barcelos foi em 2020-21.

Gil Vicente

Nos oito últimos jogos, incluindo Taça de Portugal, o Gil só ganhou um - contra o Estoril-Praia - e, em casa, não ganha há três. Os de Barcelos empataram os dois últimos jogos realizados em casa e nos últimos 12 só perdeu um.

Para este desafio, a formação de Barcelos ainda não pode contar com os lesionados Kiko Pereira e Afonso Moreira, mas terá de regresso, após castigo, o avançado angolano Depú e que não deverá ser titular.

Equipa provável (4x3x3): Andrew Ventura; Alex Pinto, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta; Mory Gbane, Pedro Tiba, Maxime Dominguez; Félix Correia, Ali Alipour e Tidjany Touré.

Na antevisão desta partida, Vítor Campelos acredita que a mudança de treinador na equipa adversária poder dar motivação extra aos jogadores, mas «não terá grande significado no futuro»

«Pode haver, no início, uma motivação extra para jogadores, que querem mostrar o seu valor e que têm qualidade para continuar a jogar, contudo, não vejo que possa ter grande significado no futuro, caso contrário as equipas estariam todas as semanas a trocar de jogadores para terem impacto em termos motivacionais».

Famalicão

Armando Evangelista estreia-se como treinador do Famalicão, tendo defrontado Vítor Campelos por seis vezes e está invicto - soma quatro vitórias e dois empates.

O Famalicão não ganha há quatro jogos e nos últimos oito só ganhou um. Mais, o clube agora treinado por Armando Evangelista não marca há dois desafios e fora de portas não ganha há quatro (um empate e três derrotas).

O Famalicão soma duas derrotas consecutivas fora de casa e na Liga só ganhou um dos 12 últimos jogos.

Para este encontro, Armando Evangelista deverá alterar o sistema tático utilizado pelo seu antecessor, nomeadamente na defesa, apostando em quatro jogadores.

Equipa provável (4x3x3): Luiz Júnior; Nathan Santos, Riccieli, Enea Mihaj, Francisco Moura; Zaydou Youssouf, Mirko Topic, Sorriso; Puma Rodríguez, Jhonder Cádiz e Chiquinho.

Armando Evangelista garante motivação total para uma entrada com o pé direito, referiu na conferência de imprensa, antes da partida.

«São duas equipas que estão lado a lado na tabela classificativa e isso só por si demonstra o equilíbrio que pode advir deste jogo. O Gil Vicente tem sido forte em casa, onde tem conquistado muitos pontos, nós sabemos disso, mas nós temos de olhar para nós, para o que temos de fazer e com a convicção que podemos fazer um bom jogo. Do outro lado vai estar uma equipa com as mesmas caraterísticas e a olharem para o Famalicão com um fator motivacional».

O treinador de 50 anos ainda não pode contar com os lesionados Alex Dobre, Filipe Soares e Henrique Araújo.