Gansos de crista levantada, galos protegidos das bicada: crónica do Casa Pia-Gil Vicente (veja o resumo)
Apesar dos esforços de ambas as equipas, Casa Pia e Gil Vicente não saíram do nulo. (Foto: CARLOS BARROSO/LUSA)

Gansos de crista levantada, galos protegidos das bicada: crónica do Casa Pia-Gil Vicente (veja o resumo)

NACIONAL03.03.202419:15

Casa Pia dispôs das melhores situações de golo; Gil Vicente respondeu com excelente organização; Andrew contou com a ajuda… do poste

Terminou como começou o duelo de… aves: gansos e galos anularam-se e nenhuma das referidas ‘espécies’ conseguiu dar a bicada perfeita. O Casa Pia esteve durante mais tempo de crista levantada, o Gil Vicente protegeu-se bem das investidas contrárias.

Após uns instantes iniciais de intenso equilíbrio – algo que, no fundo, acabou por ser o espelho do desafio -, foram os lisboetas que deram os primeiros sinais de perigo, com Ângelo Neto (que tiro!) e Zolotic a fazerem a bola passar perto do poste direito da baliza de Andrew. Ainda que nestes dois lances não tenha sido chamado à ação, o guarda-redes dos minhotos haveria de ser decisivo. Já lá vamos…

A resposta dos gilistas foi pronta e, na sequência de um livre de Murilo, Mory Gbane cabeceou para uma excelente intervenção de Ricardo Batista.

O jogo voltava a uma toada mais morna, até que, no dealbar da primeira parte, o guardião gilista e o poste levaram tudo em branco para o intervalo. Na mesma jogada, já em período de compensação, o Casa Pia teve três (!) situações claras para abrir o ativo. Clayton, primeiro, viu o seu remate desviado inadvertidamente por… Leonardo Lelo, Nuno Moreira, depois, atirou ao poste (o esférico havia desviado em Gabriel Pereira), e o mesmo Nuno Moreira, no último suspiro, viu Andrew, já no chão, negar-lhe o golo. Uf! Como respiraram de alívio os adeptos do Gil presentes em Rio Maior – ainda para mais estavam colocados mesmo atrás da baliza onde se desenrolou o lance.

A etapa complementar foi (ainda) menos pródiga em momentos de perigo. Ângelo Neto e Pablo Roberto não direcionaram bem os remates, o mesmo acontecendo com Félix Correia. O lance mais espetacular do desafio ficou reservado para os 78 minutos, quando Leonardo Lelo disparou um míssil de fora da área que levou Andrew a voar para a defesa da tarde.

Veja o resumo do jogo: