Navegadoras a celebrarem o golo de Carole Costa
Navegadoras a celebrarem o golo de Carole Costa, o único do Bélgica-Portugal (Foto: FPF)

Francisco Neto: «Sair com quatro pontos desta dupla jornada é muito importante»

FUTEBOL FEMININO26.02.202523:05

Selecionador português gostou bastante do resultado e da exibição das Navegadoras na Bélgica, que permitiu chegar à liderança partilhada do grupo

Ao fim da segunda jornada da Liga das Nações, Portugal partilha a liderança do Grupo 3 com a Inglaterra, após ter vencido na Bélgica, por 1-0, algo que deixou Francisco Neto muito satisfeito. 

«Jogar fora é sempre muito difícil. Um clima, hoje, que também estava difícil: muito vento, frio, chuva. Tivemos muita dificuldade na primeira parte, apesar de controlarmos o jogo, mas permitimos algumas transições. Tivemos alguma dificuldade em ter bola, em reconhecer. Na segunda parte corrigimos, acho que tivemos as melhores oportunidades do golo, mesmo na primeira parte, a bola da Joana [Marchão] no poste. Fizemos o golo, podíamos ter feito pelo menos mais um ou dois, portanto acho que é uma vitória justa, num campo difícil, com um adversário competitivo. Foi um jogo muito agressivo, com muitos duelos, onde tivemos de trazer o melhor de nós. Mais uma vez, muito feliz, muito orgulhoso por estas jogadoras, acima de tudo pela competência e pela forma competitiva com que elas estão neste momento», começou por dizer, em entrevista rápida ao Canal 11, revelando que Catarina Amado está bem.

«Sim, felizmente. Deve ter sido ali algum processo de contusão, vamos agora reavaliar para perceber qual o protocolo que deverá seguir. Mas sim, estava tonta, não estava em condições, disse à doutora que não permitia continuar e mais uma vez é o querer e a humildade desta equipa. Quem entra acrescenta, a Lúcia entrou muito bem, quem entrou depois, entrou muito bem. A equipa manteve o registo e isso é que interessa», explicou, abordando esses quatro pontos nas duas jornadas iniciais.

«Acima de tudo, foi uma dupla jornada competitiva. O que interessa é que no dia 4 de junho, as contas deste grupo... aí é que temos de procurar garantir o nosso objetivo, sem dúvida que é importante. Sair com quatro pontos desta dupla jornada é muito importante, mas é continuar a trabalhar esta competitividade, continuar a crescer. Nós precisamos destes jogos, falámos também da importância da Liga das Nações para preparar o Euro. São sempre jogos diferentes, serão sempre jogos de uma dimensão brutal e por isso é ótimo poder expor as nossas jogadoras a este tipo de situações e crescer. Agora com as campeãs do mundo, dois jogos muito difíceis também, mas regressar aos clubes, recuperarem, mas muito agradado», afirmou, agradecendo o apoio dos adeptos.

«É maravilhoso. Felizmente temos tido cada vez mais pessoas a apoiar, tanto em Portugal como fora, o nosso muito obrigado. Esta vitória é sem dúvida para os portugueses», finalizou, passando a palavra a Carole Costa, autora do único golo do encontro.

«É uma equipa muito forte, mas claramente que conseguimos a vitória e foi justa, por isso agora é continuar. Penálti? É o que faço sempre, não mudei nada, felizmente entrou e estou muito feliz por isso. Dedicar a alguém? Não, é para dedicar a esta equipa maravilhosa, que merece muito, e que só quero continuar a ajudar», disse, falando sobre esse bom momento de forma.

«Sim, sem dúvida, já levamos 14 jogos sem perder, tem sido uma caminhada longa e bonita. Este empate contra a Inglaterra e esta vitória sobre a Bélgica deixa-nos muito contentes, mas agora temos de continuar a trabalhar, porque esta equipa merece e vamos conseguir. Para já é digerir este empate e esta vitória contra a Bélgica, foi sem dúvida muito importante para nós, e logo no próximo estágio vamos trabalhar sobre a Espanha», atirou.