Vozinha em evento com lendas, em Nova Iorque
Vozinha em evento com lendas, em Nova Iorque

Vozinha em alta em Nova Iorque e «à procura de um bom projeto»

Guarda-redes de Cabo Verde ganhou fama mundial e está sem clube

Em poucos dias, Vozinha passou de ser o guarda-redes que terminou contrato com o Chaves e foi ao Mundial como um dos cromos menos cobiçados, para ser aquele com quem todos querem tirar uma foto. No início da competição, Vozinha tinha 40 mil seguidores no Instagram. Mas após a exibição que fez na baliza de Cabo Verde no jogo inaugural contra Espanha, com sete defesas, a sua popularidade na rede social explodiu e agora, a 18 de julho, já tem 29,3 milhões de seguidores. E não se pense que são todos anónimos, basta ver como celebridades como Zanetti, Ronalso, Roberto Carlos, Higuita ou Jorge Campos, companheiros de baliza, o param para uma foto.

Depois de uns dias de descanso em Cabo Verde o guarda-redes voltou aos Estados Unidos para participar, em Nova Iorque, no Fanaticsfest que, para ele, funcionará também como uma bolsa de emprego. Aos 40 anos, vale recordar, está sem clube depois de ter terminado contrato com o Chaves, e a ainda sente ter mais para dar, sobretudo depois desta onda positiva que cavalga há semanas.

Em poucas semanas, o cabo-verdiano passou do anonimato para a fama global, sendo constantemente solicitado para fotografias, até entrevistas em direto em canais americanos e acumulando milhões de seguidores nas redes sociais. Apesar do fenómeno, o jogador garante que a sua essência permanece inalterada.

«A fama não me mudou muito. Tenho de continuar a ser a pessoa que sou», assegurou em declarações ao jornal Marca durante um torneio de lendas da FIFA em Nova Iorque. No evento, rodeado por campeões do mundo e nomes sonantes do futebol, era Vozinha quem atraía grande parte da atenção dos adeptos, além dos próprios jogadores.

Para Vozinha, este reconhecimento serviu um propósito maior. «Antes do campeonato, dizíamos que éramos de Cabo Verde, mas 90% da população mundial não sabia onde ficava. Agora, toda a gente sabe. Para nós, é algo muito importante», explicou.

Galeria de imagens 8 Fotos

O guardião recordou ainda o confronto com a Argentina, em que foram derrotados apenas no prolongamento, como um dos pontos altos da sua carreira e para o seu país. «Enfrentar a Argentina foi muito bom. Chegámos empatados até ao final do jogo e tivemos hipóteses de ganhar. Foi um grande momento para mim e para Cabo Verde. Mostrámos ao mundo que também temos muita qualidade», afirmou. Nesse jogo, realizou o sonho de defrontar Lionel Messi, que descreveu com admiração: «Messi é um jogador que dispensa apresentações. Para mim, é o melhor do mundo. Faz isto há mais de 20 anos e jogar contra ele foi um grande prazer».

Aos 40 anos, Vozinha está determinado a prolongar a sua carreira e procura um novo desafio profissional. «Quero jogar futebol por mais um ou dois anos. Talvez três. Verei como o meu corpo reage, mas estou livre e à procura de um bom projeto. Espero encontrar uma boa equipa em breve», confirmou.

O guarda-redes quer um clube que aposte nas suas qualidades e experiência, e não apenas na imagem mediática que ganhou nas últimas semanas. Apesar dos rumores que o associam a um futuro na MLS, nomeadamente no Inter Miami, Vozinha garante que nada está definido. Questionado diretamente sobre essa possibilidade, a resposta foi taxativa: «Não sei».

A iniciar sessão com Google...