Fenerbahçe de Mourinho dá 'show' em Istambul e fica a um passo dos oitavos

INTERNACIONAL13.02.202519:51

Vitória convincente (3-0) da turma de José Mourinho sobre o Anderlecht, na primeira mão do play-off da UEFA Europa League

Vencer e convencer. Foi isto que fez o Fenerbahçe, nesta noite de quinta-feira, ao vencer o Anderlecht por uns esclarecedores 3-0, na primeira mão do playoff da UEFA Europa League.

A jogar em casa, o Fenerbahçe entrou autoritário na partida. Controlador, pressionante e ofensivo, a turma de José Mourinho foi recompensada com um golo madrugador. Estavam jogados 11 minutos quando Kostic cruzou para o coração da área e encontrou Akcicek. O central desviou, com a bola a sobrar para Tadic, que cabeceou para o primeiro do encontro.

Mesmo em vantagem, a formação de Istambul continuou por cima. Porém, a superioridade foi desvanecendo com o passar dos minutos e o Anderlecht foi ganhando confiança. Principalmente, através de bolas paradas, os belgas foram ameaçando e, aos 27’, valeu os reflexos de Egribayat, a segurar a vantagem depois de um cabeceamento de Adryelson.

O susto acordou o Fenerbahçe que voltou a assumir as rédeas da partida. Foi já numa fase que os turcos retomaram o controlo da posse de bola que o segundo golo surgiu. Edin Dzeko ainda foi bloqueado à primeira, mas à segunda atirou mesmo para o fundo das redes (42’).

O segundo tempo começou disputado, com muitos duelos, mas pouca qualidade. Parecia que o jogo ia entrar numa toada mais lenta, mas o Fenerbahçe tinha outros planos e agitou a partida com o terceiro golo. Cruzamento milimétrico de Szymanski para En-Nesyri cabecear (com muita força) para o 3-0 (57’).

Insatisfeito com o resultado, David Hubert procurou dar algum ânimo ofensivo ao Anderlecht com a entrada do melhor marcador da equipa, Kasper Dolberg. Mourinho também mexeu e lançou o ex-Benfica Anderson Talisca.

Ainda assim, e apesar das mudanças, o jogo foi baixando de ritmo, com os turcos sempre no controlo. Registaram-se algumas investidas perigosas de ambas as equipas – remates de Huerta (68’) e Kostic (78’) -, mas não houve alterações no marcador.

Vitória justa do Fenerbahçe, que fica com um pé e meio nos oitavos de final da UEFA Europa League. A segunda mão está marcada para o próximo dia 20, em Bruxelas.

#DAZNEuropaLeague