FC Porto-Sporting: dragão renovado contra leão em pré-festa
IMAGO
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO FC Porto-Sporting: dragão renovado contra leão em pré-festa

NACIONAL28.04.202408:00

Um dia após as eleições portistas, eis o clássico da jornada 31; Sérgio Conceição revela que Diogo Costa está de volta; Amorim assume que viagem a Londres foi um erro e diz que Gyokeres está em dúvida

Joga-se, esta noite, no Dragão, um clássico de cariz especial. Por vários motivos.

O 248.º duelo entre FC Porto e Sporting ficará na história como o primeiro em 42 anos sem Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência dos azuis e brancos.

De um lado, a equipa portista quer distanciar-se do SC Braga, que perdeu ontem na Luz (1-3), e do outro, os leões querem dar mais um passo rumo ao título de campeão nacional.

Histórico de confrontos

Desde 2016 que a turma de Alvalade não vence na casa portista, em jogos a contar para o campeonato. Na altura, a equipa liderada por Jorge Jesus bateu os dragões de José Peseiro (3-1).

No total, a vantagem é claramente a tons de azul e branco: 65 triunfos contra apenas 19 do Sporting, em 116 jogos.

Esta temporada, no duelo da primeira volta, em Alvalade, o conjunto leonino bateu os dragões (2-0), na jornada 14.

Na época transata (2022/23), os pupilos de Sérgio Conceição venceram no Dragão (3-0).

FC PORTO

Momento importante na história recente do emblema azul e branco. Será o primeiro clássico da era Villas-Boas, e logo no dia após vencer as eleições mais concorridas da história do clube.

Quanto ao jogo, o regresso de Diogo Costa à baliza é uma boa notícia para Sérgio Conceição, que deverá apostar em Pepê na lateral direita, na ausência de João Mário.

Na frente, a dupla Evanilson-Taremi poderá voltar a coabitar. Depois de uma longa ausência dos convocados, o iraniano tem sido titular nas últimas partidas, e defronta um adversário a quem já marcou por duas vezes, ambas ao serviço do FC Porto.

Sistema tático: 4x4x2

Equipa provável: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Otávio, Wendell; Francisco Conceição, Nico González, Alan Varela, Galeno; Evanilson e Taremi.

Lesionados: Zaidu, Marcano, Samuel Portugal e João Mário.

Figura: Francisco Conceição. Oficializada a continuidade no emblema azul e branco (firmou esta semana contrato até 2029), o jovem extremo defronta um clube que bem conhece (esteve na formação do Sporting até aos 15 anos). Preponderante na equipa portista, vai procurar estrear-se a marcar contra os leões.

A antevisão de Sérgio Conceição:

SPORTING

Depois de um triunfo claro ante o Vitória de Guimarães (3-0), na jornada transata, o Sporting viveu uma semana algo conturbada, pela polémica viagem relâmpago de Amorim a Londres, para se encontrar com responsáveis do West Ham.

O técnico dos leões admitiu, na antevisão ao clássico, que errou e sublinhou que o timing foi «desajustado.»

O Sporting tem via aberta para o título, faltando cinco pontos apenas para a consagração, três anos após a conquista de 2021.

Viktor Gyokeres está em dúvida para o duelo no Dragão, revelou ontem Rúben Amorim, o que constituiria uma baixa de peso para os leões.

Sistema tático: 3x4x3

Equipa provável: Franco Israel; St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Nuno Santos; Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves.

Lesionados: Adán, Matheus Reis

Em dúvida: Viktor Gyokeres

Figura: Viktor Gyokeres. Um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias. Tem sido assim a época do goleador sueco dos leões, que é fundamental na manobra ofensiva da turma de Amorim. Pressionante do início ao fim, o número 9 do Sporting parece ter pilhas inesgotáveis, além de demonstrar uma frieza em frente à baliza raramente vista em Portugal. Na primeira volta, fez gato-sapato da linha mais recuada dos dragões. Disputa com Banza a BOLA de Prata.

A antevisão de Rúben Amorim: