FC Porto: João Mendes a subir degraus no Dragão
João Mendes convenceu em Famalicão. Foto: GRAFISLAB

FC Porto: João Mendes a subir degraus no Dragão

NACIONAL03.12.202312:49

Titular pela primeira vez na Liga com Conceição; cumpriu a preceito a missão que lhe foi confiada; marcou o livre que deu origem ao golo de Evanilson

Sérgio Conceição já disse repetidas vezes que não olha a nomes, idade, estatuto ou altura na hora de selecionar o onze para cada jogo. Assim sendo, perante a debilidade física de João Mário e do mau momento de forma de Zaidu, confiou a lateral-esquerda em Famalicão ao jovem João Mendes, que faz parte da equipa B, mas que nos últimos dias tem trabalhado com a equipa principal. A estreia como titular no campeonato ocorreu em Famalicão e, diga-se em abono da verdade, o esquerdino cumpriu na íntegra a missão que lhe foi confiada pelo treinador portista, que, tal como o seu adjunto Vítor Bruno, aplaudiram as suas ações durante o decorrer do encontro com os minhotos. 

Logo nos instantes iniciais, João Mendes teve uma participação ativa no lance do golo de Evanilson, que surgiu na sequência de um livre apontado para a jovem. Natural do Marco de Canaveses, João Mendes passou pelo Amarante e Marco antes de se fixar no Penafiel. No seguimento de uma prolífica campanha entre os «bês» e os Sub-19 penafidelenses, o canhoto foi recrutado pelo V. Guimarães. Em três épocas na cidade berço disputou 34 jogos e marcou 3 golos no Nacional de Juniores A e 24 jogos (1 golo) no Nacional de Sub-23, registos a que se somaram 31 jogos e 2 golos no Campeonato de Portugal, ao serviço da equipa B vimaranense.