FC Porto: Evanilson reina na Taça de Portugal
Evanilson marcou em Barcelos (foto: GRAFISLAB)

FC Porto: Evanilson reina na Taça de Portugal

NACIONAL28.02.202407:00

Brasileiro é neste momento o melhor marcador da competição, com seis golos, mais um que o sportinguista Gyokeres; marcou em Barcelos e espera manter veia goleadora nos Açores com o Santa Clara; sem Taremi, subiu de rendimento

Uma das lacunas evidenciadas pelo FC Porto nesta temporada prende-se pela pouca eficácia atacante que evidencia comparativamente com as épocas anteriores do reinado de Sérgio Conceição. O FC Porto ocupa o terceiro lugar do campeonato, com apenas 38 golos marcados ao fim de 23 jornadas, o que significa que este registo é o pior dos azuis e brancos em 18 anos.

É preciso, de resto, recuar à temporada 2005/2006 para encontrar um FC Porto menos goleador: aconteceu na época de Co Adriaanse, quando à 23ª jornada tinha faturado apenas 35 golos (menos três do que agora).

De todos os jogadores do plantel azul e branco, Evanilson é aquele que tem conseguido, de certa forma, minimizar danos na principal prova do calendário nacional, tendo 10 golos na conta pessoal — tem 20 nas competições todas — desse registo total de 38, um pecúlio muito escasso para aquele que é neste momento somente o quinto melhor ataque da Liga, atrás do Sporting, Benfica, SC Braga e Estoril.

Se no campeonato Evanilson vai mostrando o seu potencial, é na Taça de Portugal que o avançado do FC Porto reina, ostentando nesta altura o título de melhor marcador da edição 2023/2024, com seis golos, mais um que a estrela do plantel do Sporting, o sueco Gyokeres, com quem trava um interessante duelo no ranking de golos na segunda prova mais importante do calendário português.

GOLOS EM TODAS AS ELIMINATÓRIAS

É uma verdade insofismável que o brasileiro, de 24 anos, melhorou bastante o seu rendimento desde que Taremi, em dezembro, se ausentou do Olival para participar na Taça da Ásia pelo Irão.

Nesta caminhada na Taça de Portugal, cujo final os dragões tentam alcançar pelo terceiro ano consecutivo, Evanilson começou por deixar a sua marca com um golo ao Vilar de Perdizes, seguindo-se um bis ao Montalegre, no Dragão. Melhorou a sua performance no jogo teoricamente mais difícil, ao assinar um hat-trick na deslocação ao terreno do Estoril, numa vitória categórica da equipa de Sérgio Conceição na Amoreira.