Famalicão: João Pedro Sousa sabe (bem) como ganhar pontos ao Sporting
Técnico famalicense quer voltar a ser feliz nos duelos com os leões. (Foto: Maciej Rogowski/Imago)

Famalicão: João Pedro Sousa sabe (bem) como ganhar pontos ao Sporting

NACIONAL30.01.202417:31

Técnico dos minhotos venceu os leões por duas vezes na época 2019/2020 e empatou numa ocasião na época seguinte; na temporada passada perdeu os dois jogos com a formação verde e branca, o mesmo acontecendo na primeira volta da presente edição da Liga; e sábado, como será?

João Pedro Sousa não tem sido propriamente 'amigo' do Sporting. O treinador do Famalicão tem sido um osso bem duro de roer para os leões nas últimas temporadas, sendo que apenas num passado recente a formação de Alvalade conseguiu reverter o histórico de resultados averbados entre as duas equipas no consulado de JPS em Vila Nova.

A entrada de João Pedro Sousa para o comando técnico dos minhotos aconteceu na época 2019/2020. E logo nesse ano as sensações do técnico nos confrontos com a equipa leonina foram... as melhores.

A 23 de setembro de 2019, jogava-se, então, a 6.ª jornada dessa Liga - numa época que ficou marcada pelo regresso dos famalicenses ao principal escalão do futebol português um quarto de século depois da última aparição -, o Famalicão venceu em Alvalade, por 2-1, com golos apontados por Rúben Lameiras e Sebastián Coates (na própria baliza). Luciano Vietto marcou o golo dos leões que, na altura, eram orientados por Leonel Pontes.

Nessa mesma temporada, mas já na segunda volta, nova... vitória do Famalicão. Em Vila Nova, a 3 de março de 2020, por ocasião da 23.ª jornada, os minhotos levaram a melhor por 3-1. Uros Racic e Diogo Gonçalves (2) colocaram em delírio os adeptos do Fama, com Sebastián Coates a faturar para a turma verde e branca - então já liderada por Jorge Silas.

Na época seguinte, em 2020/2021, João Pedro Sousa apenas orientou o Famalicão no encontro da primeira volta. Nessa altura, à 9.ª jornada, realizada a 5 de dezembro de 2020, os famalicenses empataram com os leões (2-2). Gustavo Assunção e Jhonata Robert marcaram para os da casa, Pedro Gonçalves e Pedro Porro assinalaram os golos de um Sporting que já estava sob a liderança de Ruben Amorim.

Na segunda volta dessa temporada, refira-se, o Famalicão já tinha Ivo Vieira como técnico e o embate em Alvalade terminou empatado a uma bola. Pedro Gonçalves adiantou os leões no marcador, Anderson Oliveira respondeu de imediato e estabeleceu o resultado final.

João Pedro Sousa regressaria ao leme dos famalicenses em 2022/2023, mas, aí, o cenário já foi outro: dois jogos com o Sporting... duas derrotas. 

A 13 de novembro de 2022, na 13.ª jornada, o conjunto leonino venceu em Famalicão (2-1), com golos de Trincão e Pedro Gonçalves (de penálti) - Iván Jaime marcou para os minhotos -, resultado que, de resto, se repetiu na segunda volta, à 30.ª ronda, realizada a 30 de abril de 2023. Na ocasião, Morita e Ricardo Esgaio faturaram para o conjunto de Alvalade, com Sebastián Coates (na própria baliza) a reduzir para os famalicenses.

Este quadro menos positivo de João Pedro Sousa nos confrontos com o Sporting manteve-se na primeira volta da época em curso, uma vez que no passado dia 27 de agosto, logo na 3.ª jornada, Paulinho apontou o tento solitário do triunfo dos leões (1-0).

E os encontros de João Pedro Sousa diante do Sporting foram mesmo, apenas e só, enquanto treinador do Famalicão. Isto porque JPS também orientou o Boavista, na época 2021/2022, mas durante o período em que esteve no Bessa - entre junho e novembro de 2021 - os axadrezados não mediram forças com os leões.

Há um outro dado também curioso em redor de João Pedro Sousa, uma vez que o técnico também já passou pelo... Sporting. Foi na temporada 2014/2015, então como adjunto de Marco Silva. 

Contas feitas, e apesar de o saldo ser ligeiramente negativo, o atual técnico do Famalicão pode gabar-se de saber (bem) como ganhar pontos ao Sporting. Em seis jogos, soma duas vitórias, um empate e três derrotas. E no próximo sábado, como será?...