Famalicão: destacou-se nos sub-23 e bate à porta do plantel principal
Rodrigo Ribeiro pode vir a ser um dos novos casos de sucesso do Famalicão.
O jovem médio, que na passada segunda-feira completou 19 anos de idade, realizou uma temporada de alto nível ao serviço dos sub-23 do emblema minhoto - ajudando a equipa a lutar até à última jornada pelo título da Liga Revelação (conquistado pelo Torreense) e a chegar às meias-finais da Taça Revelação (eliminação frente ao Benfica) e as suas exibições podem muito bem valer-lhe um bilhete para o estágio de pré-temporada da equipa principal.
O criativo contabilizou 27 jogos pelos sub-23, tendo apontado cinco golos e realizado duas assistências, sendo que além dos dados estatísticos demonstrou sempre qualidades acima da média e que reforçam a ideia de que, mais cedo ou mais tarde, irá fixar-se em definitivo na elite famalicense.
O antigo internacional sub-16 português tem contrato com o emblema de Vila Nova até 2028 e é visto dentro da estrutura como sendo um dos próximos a emergir ao mais alto nível, situação que, de resto, não passa despercebida a Hugo Oliveira, técnico que por diversas vezes o chamou aos trabalhos do plantel principal na temporada que agora finda. O jovem, recorde-se, chegou mesmo a figurar na lista de convocados para os encontros da Liga diante de SC Braga, Santa Clara e Casa Pia, acabando por não lograr (ainda) a estreia no mais alto patamar do futebol nacional.
Rodrigo Ribeiro está no Famalicão desde a época 2021/2022, tendo terminado no Minho a formação que havia iniciado no Benfica. O seu crescimento ao longo do processo formativo tem vindo a ser extremamente positivo e 2024/2025 acabou por ser uma campanha de excelência para o jovem criativo, que pode desempenhar as funções de número 8 ou número 10, uma vez que tem excelente qualidade de passe e também capacidade para chegar ao último terço e aparecer em zonas de finalização.