Ex-Benfica e portugueses em destaque na MLS
David Costa deu a vitória aos Portland Timbers no último minuto, Diogo Gonçalves assistiu na vitória do Real Salt Lake e Petar Musa voltou a faturar pelos Dallas FC. Filipe Çelikkaya conquistou primeiro ponto em Chicago
A segunda jornada da fase regular da MLS está a ser pintada com as cores portuguesas.
Conferência Este: Jogo 'on fire' em Chicago
Na Conferência Este, o destaque vai para o antigo treinador da equipa B do Sporting, Filipe Çelikkaya que, após quatro anos em Alcochete, rumou ao Chicago Fire para ser adjunto de Gregg Berhalter. À segunda jornada, os Fire conquistaram o primeiro ponto depois de empatarem 2-2 com o DC United em jogo louco.
Hugo Cuypers bisou e esteve perto de dar a primeira vitória à equipa do treinador português e do jovem luso Leonardo Barroso, mas Jacob Murrell empatou as contas no último segundo com um pontapé de bicicleta fenomenal. O golpe de inspiração do norte-americano anulou um penálti falhado de forma escandalosa, já depois do minuto 90, pelo companheiro de equipa e antigo avançado do Liverpool, Christian Benteke, que até tinha inaugurado o marcador.
Em Charlotte, o português Xande Silva foi suplente utilizado na derrota do Atlanta United (2-0).
Conferência Oeste: David Costa e mais dez
Na conferência Oeste, o português David Costa brilhou no segundo jogo pelos Portland Timbers. Na marcação de um livre direto, o cruzamento do antigo médio do Lens entrou diretamente na baliza do Austin FC e deu a vitória aos Timbers já depois do minuto 90.
No Utah, a batuta pertenceu a Diogo Gonçalves que fez uma abertura fenomenal para isolar Ajago que consumou a vitória do Real Salt Lake frente aos Seattle Sounders (2-0). A equipa do antigo jogador do Benfica inaugurou o marcador nos primeiros dez minutos de jogo graças a um autogolo de Tolo.
Em Kansas City, Bruno Wilson, antigo defesa central do Vizela, SC Braga e Tondela, completou os 90 minutos na vitória (2-1) dos San Jose Earthquakes contra o Sporting local. Cristián Arango, que esteve contratualmente ligado às águias durante quatro temporadas mas nunca jogou, inaugurou o marcador a favor dos visitantes.
Por falar em antigos avançados do Benfica, Petar Musa, que representou os encarnados e o Boavista entre 2021 e 2024, marcou e assistiu no sensacional empate do FC Dallas na casa dos Colorado Rapids (3-3). Aos 68', o croata completou a reviravolta texana de 0-2 para 3-2 com um toque acrobático, mas Rafael Navarro, antigo jogador de Abel Ferreira no Palmeiras, restabeleceu o empate e bisou na partida, quatro minutos depois.