Portugal está a treinar no relvado principal do FC Meyrin
Portugal está a treinar no relvado principal do FC Meyrin (FPF)

Euro-2025: Amdouni entre as estrelas do clube que alberga Portugal

Navegadoras têm quartel-general montado em Meyrin e utilizam o complexo desportivo de um emblema que já foi treinado por um português e lançou antigo jogador do Benfica, entre outros internacionais suíços

Relvado impecavelmente bem tratado, ambiente de tranquilidade, ou não fosse o Stade de Arbères vizinho do Jardim Botânico da comuna suíça do Cantão de Genebra, com albergues na zona envolvente, longe do trânsito. Foi neste cenário que a Seleção Nacional feminina assentou praça para a última fase de preparação antes da estreia no Campeonato da Europa, diante da Espanha, na próxima quinta-feira.

O estádio, inaugurado em 2008, com capacidade para pouco mais de 2000 adeptos, é pertença do FC Meyrin, equipa que compete na 4.ª Divisão, mas que se orgulha de já ter dado bons valores ao futebol.

Galeria de imagens 6 Fotos

Ora então, das camadas jovens do clube que equipa de amarelo e preto perfilaram-se Patrick Muller, antigo internacional suíço que, entre outros, representou Servette, Grasshopper, Maiorca, Basileia, Lyon e Mónaco; Johann Vogel, médio que jogou com Rui Costa, atual presidente do Benfica, no Milan, e, posteriormente com o guardião português Ricardo, no Betis, tendo feito grande parte do seu percurso no Grasshopper e PSG.

Johann Vogel e Rui Costa no Milan (D. R.)

Um nome mais recente que bateu asas depois de ter jogado na formação do emblema local foi Zeki Amdouni, avançado que se despediu no início deste mês do Benfica, após o fim do empréstimo por parte dos ingleses do Burnley.

Amdouni esteve emprestado ao Benfica (IMAGO)

Também no feminino há registo de sucesso. Foi aqui que começou Caroline Abbé, antiga central internacional suíça, que partilhou balneário no Servette com as portuguesas Mónica Mendes e a guarda-redes Inês Pereira.

Caroline Abbé (IMAGO)

Há ainda a curiosidade de, há uma década, a equipa masculina ter sido treinada pelo português Carlos Alves, filho de João Alves, o luvas pretas, que também treinou na Suíça, nomeadamente o Servette, entre 2009 e 2013, tendo orientado a equipa em 18 jogos.

Sugestão de vídeo: