Entre leões e dragões, Vasco Seabra garante: «Só a partir das 21.15h vou pensar no FC Porto»
Rodrigo Gomes e Raúl Parra celebram um golo apontado pelo Estoril em jogo pela Liga de futebol. Foto: ZUMA Wire/Imago.

Entre leões e dragões, Vasco Seabra garante: «Só a partir das 21.15h vou pensar no FC Porto»

NACIONAL04.01.202414:19

Técnico do Estoril Praia reconheceu esperar muitas dificuldades na deslocação a Alvalade para defrontar os leões, líderes da classificação da Liga, esta sexta-feira, e apenas depois se concentrará na receção aos dragões, pela Taça de Portugal, na terça-feira

Os próximos seis dias terão o Estoril como um dos protagonistas do mapa do futebol português – além do excelente rendimento que tem apresentado, os canarinhos ainda defrontarão dois dos grandes, Sporting (pela Liga) e FC Porto (pela Taça de Portugal), com apenas três dias de intervalo. Este périplo entre gigantes para o emblema da Linha de Cascais começará já esta sexta-feira, com a deslocação ao terreno do Sporting, atual líder da classificação da Liga e ao qual Vasco Seabra promete total prioridade na preparação.

«Só a partir das 21.15 vou pensar no FC Porto», assinalou o treinador, na conferência de antevisão ao encontro, o técnico do Estoril apenas dedica palavras respeitosas. «Um adversário que tem um excelente treinador, jogadores que toda a gente reconhece e com a qualidade que têm, individualmente muito apetrechados, neste momento em primeiro lugar no nosso campeonato e por isso num momento excelente», definiu, sem rodeios, Vasco Seabra.

«São tudo predicados que nos fazem ter a noção clara de que temos de focar-nos no jogo que temos agora, darmos o melhor de nós e dedicarmo-nos ao máximo. Sabemos as tarefas que temos de fazer», assinalou o treinador, deixando assim como repto o técnico estorilista, que em função da qualidade do adversário sabe que, apesar de o Estoril se apresentar como um dos melhores exemplos de futebol positivo e capacidade concretizadora na Liga, terá de saber sofrer nesta partida em particular.

Ainda na jornada anterior o emblema da Linha de Cascais goleou o Farense por 4-0 e Vasco Seabra reconhece o momento favorável que a sua equipa atravessa, mas tendo em atenção o desafio que terá pela frente o treinador aponta em concreto para os momentos em que o Estoril não tiver a bola na sua posse, algo que sabe que irá acontecer no reduto de um adversário de grande qualidade, que lidera a classificação e que será, por isso, favorito à vitória no encontro.

«Sabemos que o jogo tem muitos momentos, que há momentos em que estamos por cima e outros em que estamos por trás no jogo e a outra equipa está a dominar. Temos de saber dominar e ser dominados para sermos capazes de responder às diferentes situações, estarmos estáveis e criarmos consistência no que são as nossas ações», assinalou o responsável técnico do Estoril, ciente das dificuldades com que os seus comandados se irão deparar.

As dificuldades para o Estoril acentuam-se especialmente tendo em atenção que não contará com Mateus Fernandes, titular indiscutível no meio-campo, mas que está emprestado pelo Sporting e, por isso, impossibilitado de dar o seu contributo. No outro lado, dos mais duros opositores para o emblema da Amoreira estará na frente de ataque dos verdes e brancos – a capacidade e momento de forma de Viktor Gyokeres não deixa ninguém indiferente, incluindo, claro está, Vasco Seabra. 

«Está num momento de forma também extraordinário, é uma contratação que me parece marcante para o campeonato e para o Sporting em particular. Portanto, sabemos que vamos ter pela frente um bom adversário, e inegável e não vamos estar a fugir a isso, nem vamos dizer que é um adversário normal porque naturalmente vamos defrontar um dos melhores jogadores da Liga, mas se ficarmos muito centrados só num jogador sabemos que os outros jogadores, que têm também muita dificuldade, também trarão dificuldades”», assumiu por fim, reconhecendo o poderio do internacional sueco e principal referência ofensiva do Sporting.