Domingo de Serie A: cinco jogos em Itália, com destaque para o dérbi de Roma
Foto IMAGO/LaPresse

Antevisão Domingo de Serie A: cinco jogos em Itália, com destaque para o dérbi de Roma

INTERNACIONAL12.11.202308:58

José Mourinho reencontra Maurizio Sarri no jogo cartaz dA jornada do campeonato italiano

Cinco partidas marcam este domingo de Liga Italiana, com destaque para o dérbi da capital, que já se disputa muito antes do apito inicial.

A Lazio assume a condição de visitada frente à Roma no Estádio Olímpico da capital italiana. A partida já está marcada pelas declarações dos treinadores. A Lazio terá mais um dia de descanso para este duelo (jogou quarta-feira na Liga dos Campeões, a Roma jogou para a Liga Europa no dia seguinte) e Maurizio Sarri, questionado sobre a possível vantagem que isso traria, afirmou: «A Roma joga quase um particular, nós tivemos uma guerra desportiva». José Mourinho não tardou a responder, dizendo que «as palavras são desrespeitadoras para o Slavia» (adversário dos giallorossi na quinta-feira) e que a postura de Sarri «revela a diferença entre ambos».

À partida para este encontro, apenas um ponto separa os dois conjuntos: a Roma tem 17 e a Lazio, 16. Depois de um início turbulento, os giallorossi parecem ter estabilizado e só não venceram um dos últimos seis jogos do campeonato - derrota por 1-0 frente ao Inter de Milão. Por seu turno, a Lazio vem de derrota com o Bolonha para a liga e quererá voltar às vitórias, sobretudo se isso significar roubar pontos a um rival direto. 

Inter e Frosinone fecham esta jornada da Serie A. Os nerazzurri, que partilham o grupo da Liga dos Campeões com o Benfica, entram em campo em segundo lugar, uma vez que a Juventus venceu este sábado, e procurarão voltar ao topo da tabela. O emblema de Milão tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição, para além de Lautaro Martínez, o seu goleador, ser o melhor marcador do campeonato. Todos estes fatores tornam o Inter o favorito à vitória.

A Frosinone tem feito um campeonato irregular: ainda não venceu de forma consecutiva e está, pela primeira vez, numa série de duas derrotas. Reinier, emprestado pelo Real Madrid, começa (finalmente) a mostrar o seu potencial, e tem sido a principal arma criativa da equipa, que peca sobretudo no plano defensivo - é a quinta pior defesa da liga.

Nápoles, adversário do SC Braga na «liga milionária», recebe o Empoli, ambos com objetivos diferentes. Os napolitanos, ainda sem Osimhen, procuram capitalizar a boa fase do seu trio da frente para aproveitar o deslize do AC Milan, que empatou, este sábado, frente ao Lecce, e assim chegar ao terceiro lugar da tabela.

O Empoli, por seu turno, luta pela sobrevivência. O clube atravessa a melhor forma da época, apenas perdeu três dos seus últimos seis jogos, mas os sete pontos que fez nesses encontros são, até agora, os únicos no campeonato, e coincidem com o regresso do treinador Aurelio Andreazzoli. Compete-lhe liderar a equipa na tentativa de manter e, para isso, é urgente sair do penúltimo lugar.

A Udinese recebe a Atalanta e está apenas dois pontos acima da «linha de água». Esta posição justifica-se, sobretudo, pelos empates excessivos nesta época. Em 11 jornadas, são sete as vezes em que o jogo terminou sem vencedor. A única vitória, que surgiu na passada jornada, poderá ser um empurrão anímico para a equipa de Gabriele Cioffi.

A Atalanta, que defronta o Sporting na próxima jornada da Liga Europa, continua a lutar para se manter nos lugares de acesso às competições europeias. A equipa de Gasperini - que ainda só empatou uma vez... - continua a mostrar um futebol que privilegia a posse de bola, ainda que se possa expôr nos momentos defensivos. Ainda assim, não parece haver dúvidas de que será o conjunto de Bérgamo a assumir o controlo do jogo, já que os lugares europeus estão cada vez «mais caros»: a Atalanta, em quinto lugar com 19 pontos, só tem mais três que a Lazio, em 10.º.

Fiorentina e Bolonha, duas das equipas mais surpreendentes desta Serie A, enfrentam-se separadas por apenas um ponto. O conjunto viola está na pior fase da época, com três derrotas seguidas no campeonato, mas uma vitória significará, pelo menos, ultrapassar o adversário com quem joga este domingo.

Por seu turno, os bolonheses não sabem o que é perder desde a primeira jornada do campeonato frente a AC Milan. Desde aí, contam-se quatro vitórias e seis empates, incluíndo igualdades frente a Inter, Juventus e Nápoles, o que coloca a equipa nos lugares europeus. Os seus 18 pontos não são sinónimo de segurança da posição, mas revelam, para já, um Bolonha com vontade de competir pela Europa.