Decisões do VAR explicadas em tempo real nos estádios no Mundial feminino

FIFA Decisões do VAR explicadas em tempo real nos estádios no Mundial feminino

INTERNACIONAL18.07.202313:47

Pela primeira vez numa competição mundial de seleções seniores, as decisões do VAR serão explicadas em tempo real durante o Mundial feminino que está prestes a começar na Austrália e na Nova Zelândia, com a participação de Portugal.

De acordo com a FIFA, que quer «tornar o processo mais transparente», as decisões serão explicadas no estádio e na transmissão televisiva, como já foi testado no Mundial de clubes em Marrocos, e no Mundial de sub-20, que decorreu na Argentina em junho.

«Queremos dar mais transparência ao processo e melhorar a compreensão das decisões da arbitragem. Os árbitros já experimentaram o sistema de som nos campos de treino e tudo correu bem. Estamos muito confiantes de que esta nova ferramenta será muito positiva», explicou Pierluigi Collina, presidente do comité de arbitragem da FIFA.

Assim, fica definido que os árbitros terão um ecrã colocado junta a uma das linhas, e devem depois explicar as decisões ao público através de um microfone na camisola. Deverão revelar a decisão, explicá-la e citar as jogadoras envolvidas. 

Há, porém, entraves ao nível da comunicação: as decisões deverão ser explicadas em inglês, não sendo esta a língua materna da maioria dos juízes.  

«Em tudo há prós e contras. Depois vamos avaliar e considerar o que é melhor para o futuro», referiu o antigo árbitro italiano.

O Mundial arranca esta quinta-feira e 20 de agosto com o Nova Zelândia-Noruega.

Portugal estreia-se domingo, pelas 19.30 horas locais (8.30 horas em Lisboa), em Dunedin, face aos Países Baixos, as atuais vice-campeãs mundiais; depois é a vez do Vietname, em Hamilton, a 27 de julho, também às 8.30 horas, e por fim o embate com os Estados Unidos, bicampeão Mundial, em Auckland, a 1 de agosto, pelas 8 horas de Lisboa.