Jonas Vingegaard e João Almeida cumprimentam-se no pódio final da Volta ao Algarve 2025
Jonas Vingegaard e João Almeida cumprimentam-se no pódio final da Volta ao Algarve 2025 - Foto: IMAGO

Campeão em título Vingegaard falha Volta ao Algarve

Ciclista da Visma-Lease a Bike confirmou esta terça-feira a decisão em não defender o título, mas vai fazer dobradinha Giro-Tour

Jonas Vingegaard vai estrear-se na Volta a Itália antes de disputar o Tour, confirmou esta terça-feira a Visma-Lease a Bike ao anunciar o calendário do dinamarquês, que não irá defender o título na Volta ao Algarve.

«Há algum tempo que pensava correr o Giro. É uma das maiores corridas do calendário e nunca a fiz. Queria vivê-la por dentro e agora parece-me o momento perfeito para fazê-lo», declarou o vigente campeão da Volta a Espanha.

Ganhar a prova espanhola no ano passado foi um fator decisivo para esta opção de Vingegaard, que quer acrescentar a camisola rosa à sua coleção e completar a trilogia de grandes Voltas.

Duas vezes vencedor da Volta a França (2022 e 2023) e vice da prova francesa, atrás do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), em 2021, 2024 e 2025, Vingegaard vai estrear-se na corsa rosa, que decorre entre 8 e 31 de maio de 2026.

Apresentado esta terça-feira, o programa competitivo do dinamarquês inclui o inevitável Tour (4 a 26 de julho), mas não a Volta ao Algarve, que conquistou no ano passado diante do português João Almeida (UAE Emirates).

Assim, o líder da Visma-Lease a Bike inicia a época na Volta aos Emirados Árabes Unidos (16 a 22 de fevereiro) e disputa também a Volta à Catalunha, de 23 a 29 de março, sendo estas as únicas duas corridas em que irá participar antes do Giro.