Conheceram-se na escola primária, agora um assiste o outro na Champions League (vídeo)
Lewis-Skelly e Nwaneri entraram juntos no Arsenal, com oito anos; já eram colegas há dois...
Nasceram em Londres com seis meses de intervalo: Myles Lewis-Skelly em setembro de 2006, Ethan Nwaneri em março de 2007. Na terça-feira, tornaram-se os primeiros adolescentes a combinarem para um golo na UEFA Champions League, o segundo do Arsenal em Eindhoven, frente ao PSV. Mas a ligação entre os dois vem até antes de começarem a jogar nas camadas jovens dos gunners.
Lewis-Skelly e Nwaneri conheceram-se, na verdade, na escola primária, em Islington, no norte de Londres. Tinham seis anos. Ainda antes de aprenderem a ler, ou a apertar os atacadores das sapatilhas, já jogavam à bola no recreio. E, claro, destacavam-se.
Com 8 anos, começaram a jogar na academia do Arsenal. Desde os sub-9 que são companheiros de equipa, para além de terem sido colegas de escola, e daí nasceu profunda amizade.
Nwaneri, extremo, de ascendência nigeriana, sobressaía. Em setembro de 2022, tornou-se o mais jovem de sempre a jogar na Premier League, aos 15 anos e 181 dias de idade, entrando no segundo minuto da compensação numa vitória por 3-0 do Arsenal sobre o Brentford, curiosamente para substituir um português, Fábio Vieira.
Lewis-Skelly, lateral-esquerdo, cuja família é originária das Caraíbas, apesar de seis meses velho que Nwaneri, demorou mais a impor-se. Só esta época se estreou pela equipa principal - também aos 90+2’, mas contra o City, num jogo em que o amigo de infância não saiu do banco. Mas não tardou em ganhar o lugar, aproveitando a vaga de lesões na defesa do Arsenal.
Nwaneri também se tornou peça fundamental na equipa de Arteta, sobretudo depois da lesão de Bukayo Saka. Hoje, o lateral de 18 anos e o extremo ainda de 17 – por causa da lei de proteção de menores em Inglaterra, não pode frequentar o balneário da equipa principal, tem de se equipar à parte – viajam lado a lado no avião da equipa.
Foi assim para Eindhoven. Aos 21 minutos, Lewis-Skelly cruzou da esquerda e Nwaneri finalizou de primeira. Logo correram a abraçar-se. Para a noite ser mais perfeita, só mesmo uma goleada do Arsenal – que acabou por esmagar o PSV por 7-1.
«A forma como se apoiam um ao outro torna-os melhores. Mostram coragem em campo, pela forma como tomam decisões», destacou Mikel Arteta, treinador do Arsenal.
Conhecem-se há quase 12 anos, mas o futuro ainda está a começar.
#DAZNChampions